

Melhorias na acessibilidade, infraestrutura para os trabalhadores e ampliação do sistema estiveram em pauta
Em reunião com a diretoria da Semobi, o Sindipúblicos conquistou a garantia que o governo estadual irá realizar intervenções no sistema Aquaviário por meio da Ceturb. Esse acordo foi estabelecido com o subsecretário da Semobi Léo Carlos Cruz e o gerente de Transporte de Passageiros, José Eduardo de Souza Oliveira durante reunião com o vice-presidente do Sindipúblicos Rodolfo de Melo e o diretor José Roberto Gomes na última sexta-feira (29).
Na ocasião, o Sindipúblicos detalhou quanto aos problemas levantados durante vistoria realizada no Sistema Aquaviário e encaminhado por ofício à Ceturb e Semobi. São questões estruturais que afetam tanto o usuário quanto os trabalhadores do sistema.
Dentre as demandas vistas como emergenciais para resolução estão a implantação de banheiros, bebedouro, local adequado de espera das embarcações, acomodações para os trabalhadores da Ceturb e terceirizados. Também foi pauta a necessidade da adequação da acessibilidade na estação da Praça do Papa e a ampliação do sistema com novos horários e itinerários.
A Semobi esclareceu que o Aquaviário está em fase de avaliação para posteriores melhorias e o serviço tende a ser ampliado. Ainda colocou que as demandas levantadas pelo Sindipúblicos devem ser implantadas pela Ceturb, que por sua vez, pediu um prazo para avaliar a viabilidade das solicitações.
“O Governo e a Ceturb vem avaliando e constatando o caráter “misto” do serviço que é utilizado pela classe trabalhadora tanto como meio de deslocamento como também uma opção de lazer aos finais de semana, haja vista o preço da passagem tornar um passeio de barco acessível para a maioria da população. Entendemos a importância de maior robustez das estações, pois para além do transporte coletivo, o Sistema Aquaviário se consolida enquanto atração turística, o que exige serviços com mais qualidade para a população local, turistas e os trabalhadores usufruírem com dignidade desse modal de transporte.” comenta Rodolfo de Melo.
José Roberto ressaltou a atuação do Sindipúblicos. “Estamos atuando para melhorias do Sistema como um todo para melhor atender população e nossos trabalhadores. No entanto, um ponto divergente é que diferente do nosso entendimento que os locais precisam de uma estrutura fixa, a Semobi defende que as estações seriam equivalentes a ponto de ônibus, sem necessidade de ampliação da estrutura. Apesar disso, concordou com nossas principais solicitações de melhorias das condições para atuação dos trabalhadores da Ceturb, terceirizados e a população que ali frequenta”.
Diante a garantia da Semobi para que a Ceturb dê andamento às solicitações propostas pelo Sindipúblicos, continuaremos atuando até que os principais problemas levantados sejam corrigidos garantindo ao Aquaviário, eficiência, qualidade e respeito aos usuários e trabalhadores.