

Diante do sucesso da inauguração do novo Aquaviário na baía de Vitória, o Sindipúblicos conheceu de perto as instalações e os serviços públicos oferecidos à população para garantir a qualidade aos usuários e aos servidores da Ceturb/ES que atuam neste modal.
O clima de satisfação com a retomada do serviço, que era aguardado há 20 anos, foi um dos primeiros pontos percebidos pela diretoria. Muitos usuários desfrutavam de uma prazerosa viagem com seus filhos, relembrando a época em que faziam o trajeto quando mais jovens.
Além de aproveitar as belezas na nossa baía, os passageiros demonstravam aprovação com a integração ao Sistema Transcol, com a ampliação da mobilidade e a redução de tempo e gastos com o transporte.
Por se tratar de um sistema recém-inaugurado e que ainda está passando por uma fase de adaptações, o Sindipúblicos se sente no dever de sugerir melhorias para que o serviço alcance a plenitude que a sociedade e os servidores merecem.

Pontos que podem avançar nos terminais do Sistema Aquaviário:
– Instalação de proteção lateral, protegendo os trabalhadores e usuários das condições do tempo.
– Ampliação do espaço interno de aguardo.
– Instalação de sanitários e bebedouros.
– Acessibilidade para acesso de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, principalmente no acesso às embarcações.
– Disponibilização de internet wi-fi pública nos terminais e embarcações.
– Criação de área de retaguarda profissional, com local seguro para guardar os pertences pessoais e estrutura de trabalho, além de área apropriada para realização das refeições.
– Distribuição de senhas.
Estrutura geral:
– Expansão do número de linhas para suprir a demanda.
– Disponibilização de mais três embarcações para dobrar a capacidade de atendimento em curto prazo.
– Construção imediata de mais dois terminais, já previstos no projeto inicial, no Centro da capital e em São Pedro, elevando para cinco pontos de embarque e desembarque.
– Ampliação dos horários de funcionamento, acompanhando os horários do Sistema Transcol.
– Dilatação em mais uma hora do tempo do sistema de integração entre os modais.
– Realização de estudos de viabilidade para instalação de quiosques, nos moldes dos terminais do Sistema Transcol, para atender as demandas dos usuários e fomentar a economia.
– Garantir, junto ao Detran/ES, melhores condições de fluidez no trânsito e organização de estacionamentos nas proximidades do Aquaviário.
– Ampliação da iluminação e da segurança pública para garantir a tranquilidade aos usuários e trabalhadores do sistema.
O Sindipúblicos vai apresentar suas sugestões de melhorias do serviço em reunião com o presidente da Ceturb/ES, Marcos Bruno. “Vamos dialogar com o presidente da Ceturb-ES para que, o mais breve possível, as melhorias para os trabalhadores do sistema sejam atendidas e que os capixabas possam desfrutar do serviço com mais qualidade, conforto e segurança. O Aquaviário é um sucesso! Ele valoriza as belezas naturais do ES, em especial as águas da baía de Vitória, que ligam os municípios de Cariacica, Vila Velha e Vitória”, ressaltou o assessor político do Sindipúblicos, André Carvalho.