Mesmo após o Comitê Gestor de Carreiras e Relações Sindicais do governo do Estado ter firmado compromisso com os servidores de que as manifestações do funcionalismo público não sofreriam nenhum tipo de retaliação por parte do Executivo, o secretariado do governador Hartung insiste em práticas antissindicais e antidemocráticas.
Como forma de coação aos servidores, cartazes do movimento Apagão de Todos os Serviços Públicos Estaduais, que acontece nestes dias 15, 16, 17 e 18 de setembro, estão sendo arrancados, rasgados e descartados, em cumprimento a ordens de gestores públicos estaduais.
No Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (IPEM-ES), um segurança terceirizado, mesmo não sendo a sua atribuição, retirou cartazes alusivos à campanha do “Apagão” que estavam presos à grade do órgão e sequer os devolveu aos servidores, “afirmando que recebeu determinação para confiscar o material”, informam servidores da autarquia.
O posto do Idaf na Ceasa também sofreu retaliação semelhante. No órgão, após sentirem falta dos materiais que haviam sido colocados para alertar à população, os servidores acharam os cartazes jogados em latas de lixo, após terem sido arrancados e amassados.

O Sindipúblicos já notificou os órgãos citados manifestando veemente repúdio quanto à postura antidemocrática dos gestores, cujo objetivo é repreender ou prejudicar o ordeiro movimento dos trabalhadores.
Mesmo com as tentativas do governo de repreender as manifestações, os servidores públicos seguem na luta e chegam, nesta quinta-feira, 17 de setembro, ao terceiro dia de Apagão. Os servidores se concentram em Assembleias Setoriais simultâneas e, a partir das 14 horas, fazem um ato de encerramento do dia de manifestações em frente ao Tribunal de Justiça.