

Na manhã desta terça-feira, 10 de fevereiro, diversos artistas realizaram um ato público reivindicando do governo estadual o fortalecimento da cultura capixaba com o devido respeito aos agentes culturais locais.
Entre as reivindicações estão o aumento da verba destinada ao setor, que teve uma redução de 67% comparada ao orçamento aprovado em 2014; a garantia de uma representatividade dos artistas no Conselho Estadual de Cultura; a manutenção dos editais culturais e retorno dos editais de manutenção de grupos; estabelecimento de taxa diferenciada para os artistas locais utilizarem o Theatro Carlos Gomes; pagamento da segunda parcela dos editais já aprovados; estabelecimento de um edital de pauta para o Theatro; entre outras.
Durante o ato, os agentes culturais reforçaram a importância dos artistas locais no fomento à cultura no Espírito Santo, e que milhares de capixabas em 2014 foram beneficiados ao participar das atrações culturais promovidas por eles.
Em reunião com o Sindicato dos Artistas, o subsecretário de Cultura, José Roberto Santos Neves teria garantido o pagamento da segunda parcela dos editais já aprovados ainda esta semana, além de manter os principais editais que haviam sido suspensos. Sobre o corte de verbas, o governo se justifica que o orçamento aprovado no valor de 83,2 milhões foi baseado no valor efetivamente utilizado pela Secult em 2014, que teria sido de 88 milhões, representando assim uma redução de 11% e não 67%.
Ao final do ato, os artistas discutiram a possibilidade de novas manifestações e da importância da união da categoria para o fortalecimento da cultura no Espírito Santo.