

Apesar de milhares de pessoas terem comparecido à Assembleia Unificada de todos os servidores públicos estaduais do último dia 08 de julho, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) divulgou que apenas 360 pessoas estiveram presentes.
Dados esses que são contrapostos pelos vídeos transmitidos ao vivo e pelas fotos da manifestação. Reforça-se ainda que até mesmo um policial militar que acompanhava o movimento, antes do início da Assembleia, já havia repassado à organização do evento que uma média de 1,5 mil pessoas estavam na Praça do Papa. E, no ápice do movimento, quando a passeata chegou a Assembleia, o cálculo dava conta de mais de 3 mil servidores nas ruas.
Com um governo que mascara até mesmo números de manifestação, é difícil de acreditar nos números divulgados pelo Estado sobre as contas públicas. Mas parece que o governador Hartung precisa trocar seus óculos, bem como os de toda a sua equipe, pois não conseguem enxergar os números reais – ou não querem enxergar.
Com medo de retaliação do governo, as empresas de outdoor se negaram a divulgar 50 placas referentes à campanha “Hartung, este eu não Abraço”, situação semelhante aconteceu com o anúncio na tv, que obrigou que parte do texto fosse alterado. Além disso, os jornais capixabas pouco noticiaram o movimento dos servidores públicos.
Apesar da tentativa do governo de diminuir o movimento, censurando economicamente as empresas de mídia, os servidores estão cada vez mais mobilizados diante dos direitos que estão sendo desrespeitados pelo governador Hartung.
A previsão é que na próxima Assembleia Unificada, agendada para o dia 23 de julho, a quantidade de servidores públicos seja ainda maior, inclusive devido ao governo continuar sem negociar efetivamente a pauta dos trabalhadores e continuar justificando com números “furados” a negativa da concessão dos direitos.