Sindipúblicos realiza eleições para delegados sindicais

Trabalhadores do Iases articulam grupo em defesa da socioeducação
15 de outubro de 2014
Mudança da sede do IPAJM é adiada por mais um ano
16 de outubro de 2014

delegadosNa próxima semana, o Sindipúblicos realiza três Assembleias Extraordinárias para eleição de novos delegados sindicais. Inicialmente, o processo será no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) e no Departamento de Imprensa Oficial (DIO/ES). Em breve, serão anunciadas eleições em outros órgãos ou secretarias que se fizerem necessárias.

Entre as atribuições do delegado sindical, está a de atuar juntamente com a diretoria do Sindicato na defesa dos interesses da entidade diante dos poderes públicos. Além disso, ele terá como responsabilidade a organização da categoria em sua respectiva base territorial, estimulando e envolvendo os servidores na execução da política sindical.

Os delegados sindicais eleitos deverão participar das reuniões da Diretoria Plena e terão direito a voz e voto. Todos os representantes eleitos, incluindo os suplentes, estão submetidos aos deveres e às obrigações dos demais diretores do Sindicato, exceto aos exclusivos de cargos.

Candidatos

As eleições serão realizadas nas sedes das autarquias ou secretarias. Para concorrer à vaga de delegado sindical, o servidor deve ser filiado ao Sindipúblicos há mais de seis meses, estar em dia com as mensalidades e ter no mínimo um ano de serviço público.

É importante destacar que caso o delegado eleito venha, posteriormente, ocupar qualquer cargo comissionado ou função gratificada é obrigatório que informe ao Sindicato e solicite o seu afastamento da delegacia sindical. O Sindipúblicos solicita também que, caso algum delegado sindical atual esteja nessa situação informe imediatamente ao Sindicato para que seja realizada uma nova eleição na instituição a qual ele representa.

Eleição

Cada autarquia ou secretaria terá um delegado sindical e um suplente, que serão eleitos pelos sindicalizados por  aclamação da Assembleia Geral específica. O mandato do delegado não será superior ao da diretoria executiva.

As Assembleias serão realizadas nos seguintes dias e horários:

IPAJM: Dia 21 de outubro, às 14 horas.

 IOPES: Dia 23 de outubro, às 09 horas.

DIO: Dia 23 de outubro, às 12 horas.

 

ages_diversos_orgaos