

Com ampla participação e discussões consistentes, congressistas traçam estratégias para os próximos anos de luta.
No último dia do VIII Congresso do Sindipúblicos, nesta quinta-feira, 20 de agosto, os servidores sindicalizados elegeram os novos membros da Comissão de Ética do Sindicato e aprovaram um Plano de Lutas para nortear a atuação da entidade nos próximos anos.
Apesar dos desafios e das limitações financeiras, o Congresso foi realizado com sucesso e registrou ampla participação. Servidores eleitos pelas suas bases, de diversas categorias e regiões do Espírito Santo, estiveram presentes nos debates e contribuíram com discussões consistentes sobre a atuação do sindicato e a conjuntura política e econômica.
Para a direção, o resultado mostra a força da categoria e a retomada do Sindipúblicos como referência na luta sindical no Espírito Santo. “Mesmo diante das dificuldades, conseguimos realizar um Congresso com grande participação, com debates sérios e propositivos. Isso demonstra o compromisso dos servidores com o sindicato e com a luta coletiva. Saímos daqui mais organizados e com um plano claro para enfrentar os ataques e avançar nas nossas pautas”, avaliou a presidente do Sindipúblicos, Renata Setúbal.
Comissão de Ética eleita
Conforme prevê o estatuto, o Congresso é a instância responsável por eleger a Comissão de Ética, colegiado fundamental para garantir a conduta ética dos sindicalizados, da diretoria e da própria entidade, sempre em consonância com o estatuto e a legislação.
Foram eleitos como titulares Marina Santos Memelli – Iema, Josicleia Stelzer Zanelato – Idaf e João Victor Santos Ramos – Sedu. E como suplentes Bruno Yukio Meireles Ishisaki – Fames, Marcos Aurélio Silva Camargo – Detran-ES e Luciana Fischer Gaspar – Idaf.
“A Comissão de Ética tem um papel estratégico. É ela que zela para que a nossa entidade seja conduzida com transparência, ética e lisura, e que os direitos dos servidores e sindicalizados sejam preservados. Por isso, é tão importante que todos os membros trabalhem de forma unida e responsável. Agradeço muito pela oportunidade e pela confiança. Podem contar com meu compromisso nessa missão”, destacou Marina Memelli, uma das eleitas.
Delegados de base
Também foi realizada a posse dos delegados de base eleitos durante os últimos meses nas assembleias que foram realizadas que retiraram os sindicalizados para representar suas categorias nas mais diversas autarquias, secretarias estaduais e aposentados. Em breve, o Sindicato publicará a lista atualizada com todos os eleitos e empossados em nosso site com ampla divulgação.
“Os delegados são fundamentais na estrutura sindical. São eles que fazem a ponta entre a direção executiva e a base. Por isso a importância de sua atuação, contribuindo na mobilização de sua categoria e nos encaminhamentos das pautas sindicais” comentou Iran Caetano, diretor do Sindipúblicos.
Plano de Lutas aprovado
Ainda na manhã desta quinta-feira, os congressistas foram divididos em quatro Grupos de Trabalho para aprofundar os debates do VIII Congresso. Os temas discutidos foram Organização Sindical e Fortalecimento do Sindicato; Plano de Lutas e Pauta de Reivindicações; Eleições 2026 e Propostas dos Servidores; e Condições de Trabalho, Saúde do Servidor e Previdência.
Ao final, cada grupo apresentou suas propostas à Plenária, que votou pela aprovação de um documento único, consolidando as demandas em um Plano de Lutas da categoria.
Entre os eixos aprovados estão a recuperação das perdas salariais, a realização de concursos públicos, a igualdade entre as carreiras, a defesa dos serviços públicos e o enfrentamento à reforma administrativa.
Após a diagramação e edição final, o documento será publicado em breve com ampla divulgação para toda a categoria.
“Encerramos o VIII Congresso com a convicção de que a luta organizada é o único caminho para enfrentar os ataques aos serviços públicos e garantir direitos. O nosso recado é claro: não aceitaremos retrocessos. Para isso, precisamos que os servidores permaneçam mobilizados, nas bases, nas ruas e nas próximas ações que a direção encaminhar. E para quem ainda não é filiado, filie-se. O sindicato se fortalece com a nossa unidade e com a participação de cada um. Seguimos firmes, porque só o povo organizado garante serviço público de qualidade e dignidade para a classe trabalhadora” destaca Silvia Sardenberg, secretária-geral do Sindipúblicos que esteve à frente da organização do evento.
Tem um artigo inspirador, uma análise relevante ou uma pauta que merece atenção? Compartilhe com seus colegas enviando para jornalista@sindipublicos.com.br e ajude a dar voz às ideias que fortalecem nossa luta; juntos, construímos um Sindicato cada vez mais forte, atuante e conectado com a categoria — participe, contribua e seja protagonista dessa história!
Quem faz o Sindicato somos nós!
E quem representa você é o Sindipúblicos! Filie-se!
Texto e fotos: Douglas Dantas