

O Sindipúblicos lançou mais um vídeo da série da Campanha Salarial 2025, “Valorize quem faz acontecer”, desta vez com o depoimento de Célio Roberto Cuquetto, técnico do Incaper, destacando as dificuldades enfrentadas pelos servidores públicos do Espírito Santo. O vídeo, divulgado nas redes sociais, reforça a importância da participação ativa dos servidores nas mobilizações lideradas pelo Sindicato.
Em seu relato, Célio denuncia a desvalorização crônica dos servidores, mesmo diante da arrecadação recorde de recursos pelo estado. Ele afirma que as condições atuais são desafiadoras, impactando a dignidade dos profissionais: “Sentimos até humilhados perante o que está acontecendo. Nós ajudamos o produtor, mas ficamos aquém de outras categorias que tiveram reajustes. Não conseguimos nem manter nosso plano de saúde. Essa reestruturação de carreira que estamos pleiteando com o governo é muito importante para sermos valorizados.”
A série de vídeos já conta com depoimentos de outras servidoras (Clique aqui), como Márcia Guelber, aposentada do Incaper, que enfatizou o papel essencial do sindicato na luta pelos direitos da categoria, e Barbara Moreto Fim, do Iema, que destacou a defasagem salarial que afeta tanto novos quanto antigos servidores. Segundo a servidora Andressa Alves, a falta de valorização provoca a perda de profissionais altamente qualificados para outros órgãos e estados.
Assembleia Geral Unificada
Realizada na quinta-feira (10), a Assembleia Geral Unificada (AGU) reuniu mais de 600 servidores públicos em frente à Seger, que caminharam até o Palácio Anchieta em defesa da valorização do serviço público. Durante o ato, a diretoria do Sindipúblicos entregou, em reunião com o Secretário da Casa Civil, José Maria de Abreu Jr, uma carta aberta ao governador Renato Casagrande com as demandas da categoria. O documento ressalta que o Espírito Santo ocupa a última posição nacional em investimentos no setor público, enfrentando evasão de servidores devido à falta de reajustes adequados.
Entre as reivindicações destacadas estão:
Com o lema “Valorize Quem Faz Acontecer”, o Sindipúblicos busca mobilizar servidores e sensibilizar autoridades sobre a necessidade de corrigir as defasagens históricas que afetam o funcionalismo público capixaba.
Tem um artigo interessante ou um texto que gostaria de compartilhar com os companheiros? Ou talvez queira sugerir uma pauta? Envie um e-mail para jornalista@sindipublicos.com.br. Vamos juntos construir um Sindicato cada vez mais forte e atuante! Participe e faça a diferença!
Quem faz o Sindicato somos nós!
E quem representa você é o Sindipúblicos! Filie-se!
Foto: Pulso Texto: Douglas Dantas