MPT pode atuar na saúde e segurança de servidores públicos

Servidores do Iases escolhem representantes do Fórum Permanente
24 de julho de 2014
TJES exige que Estado crie vagas no Iases
29 de julho de 2014

MPT

Em recente decisão, o Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu acórdão impondo ao Governo do Estado do Piauí o cumprimento das normas de saúde, higiene e segurança do trabalho no âmbito do Instituto Médico Legal (IML) daquele estado.

Para o Procurador do Trabalho Alessandro Santos de Miranda, coordenador nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), o Ministério Público do Trabalho (MPT) tem a prerrogativa e o ‘poder-dever’ de fazer prevalecer o direito de todos os trabalhadores à higiene, à saúde e à segurança laborais em face dos entes públicos que descumprem a legislação trabalhista.

Para o procurador, o Ministério Público do Trabalho e a Justiça do Trabalho têm essa competência prevista nos artigos 6ºe 7º da Constituição de 1988, que definiram a saúde, segurança e higiene laborais como garantias fundamentais e direitos sociais indisponíveis de todos os trabalhadores urbanos e rurais. E devido a Constituição Federal tratar de trabalhadores e não de empregados, sendo assim, independe da natureza jurídica do empregador, sendo esse um ente público ou privado. Além disso, o procurador ainda destaca a Súmula 736 que garante à Justiça do Trabalho julgar as ações que tenham como causa o descumprimento de normas trabalhistas relativas à segurança, higiene e saúde dos trabalhadores.

A decisão do Supremo Tribunal Federal vem contribuir para as diversas denúncias que o Sindipúblicos tem realizado ao Ministério Público do Trabalho no intuito de garantir condições adequadas aos servidores públicos estaduais, que estão tendo que conviver em ambientes inadequados em diversos órgãos e autarquias.

Recentemente o MPT, por meio da Procuradoria do Trabalho de Colatina, após receber denúncia sobre as condições inadequadas de trabalho nas fazendas do Incaper no Norte do Estado, notificou o Sindipúblicos para prestar informações detalhadas sobre a situação, onde apresentamos os relatórios sobre Segurança e Saúde do Trabalhador elaborados pelo Sindicato, e com isso, comprovando os fatos narrados na denúncia, o MPT instaurou um Inquérito Civil (IC) e está elaborando um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).