O que seria controle e eficiência dos gastos públicos para o governo do Estado? Considerando os últimos premiados pelo programa “Mais por Menos” parece que o governo não valoriza a qualidade no serviço público, estando preocupado apenas com a redução dos investimentos.
Prova dessa duvidosa premiação, é o Estado agraciar o IPAJM, que possui prédios ‘caindo’ na cabeça dos servidores, com rachaduras gigantes, infiltrações, entre outras falhas devido à falta de manutenção. Os servidores do Instituto denunciam que os computadores são obsoletos, internet de baixa velocidade, softwares arcaicos, e a estrutura física não oferece nenhuma segurança, nem conforto e tampouco dignidade aos segurados aos trabalhadores.
Na manhã da quarta-feira (27), a nossa equipe de reportagem entrou em contato com a presidência do IPAJM solicitando o valor de investimento no ano de 2012; quanto o Instituto devolveu da taxa de administração e a previsão de investimento para 2013, mas até a publicação desta matéria não obtivemos resposta.
Não foi só o IPAJM que, mesmo com tanta falta de investimento e sobra de incompetência, foi agraciado. Outras autarquias com problemas também receberam o prêmio. O Detran foi também premiado, mesmo com prédios sem infra-estrutura adequada e teto caindo na cabeça de servidores e usuários. E pior, desde 2009 adquiriu uma sede milionária, mas até o momento devido a “eficiência”, não conseguiram sequer mudar para as novas instalações. Essa atitude fez o órgão gastar mais de 78 mil só de condomínio. Isso é ser eficiente?
Outro exemplo é a Seger, que também “esconde” o alvará do Corpo de Bombeiros. O Fábio Ruschi é mais um edifício utilizado pelo Estado que, sem uma ampla reforma, sequer pode receber as adequações recomendadas pelos Bombeiros, como escada de emergência com portas corta-fogo, entre outras. Até passar pela calçada é um risco, devido a diversas poças d’água que podem ocasionar queda dos pedestres que por ali transitam. Mesmo com tantas irregularidades, também foi agraciado pelo “Mais por Menos”.
Boa parte dos prédios que abrigam os servidores do Estado não possuem as mínimas condições de Segurança e estão fora das normas regulamentadoras.
Também foram premiados no último dia 19 de março: Aderes, Arquivo Público, Arsi, Aspe, CBMES, Detran, DIO, Esesp, Fames, Fapes, Idaf, Iema, IJSN, Incaper, Iopes, IPAJM, Jucees, Prodest, Seag, Sedes, Sefaz, SEG, Seger, SEP, Sesp, Setop, Setur, Suppin.