

Enquanto realiza cortes na saúde, segurança, educação afetando a população e negando a revisão geral anual aos servidores, o governador Hartung realiza evento público em luxuoso hotel da capital.
Para tentar convencer os recém-eleitos a seguirem a cartilha dos cortes em todo investimento para o povo, mas mantendo benefícios aos empresários financiadores de campanha, o governador Hartung realizou um evento noúltimo dia 11 de novembro, num dos hotéis mais luxuosos da Grande Vitória, o Senac Ilha do Boi.
A atitude é contrária ao discurso de crise, já que o governo deveria ter utilizado os diversos espaços públicos, como o Palácio Anchieta, bem como outros auditórios e locais para realização da cerimônia.
Apesar da utilização do espaço privado, em consulta ao Portal da Transparência não é possível identificar os valores exatos que o governo gastou com o evento. Porém, é identificado que apenas em 2016 o Estado já pagou mais de R$100 mil em um contrato sem licitação com a entidade dona do hotel, o que pode demonstrar tráfego de influências.
Além dos custos com um evento que deveria ter sido realizado em espaços públicos, como o Palácio Anchieta, o Teatro Carlos Gomes, ou outro auditório do governo estadual; durante a cerimônia Hartung chegou a orientar que os prefeitos sejam mentirosos e não cumpram o que acordaram com a população durante a campanha.
“Enquanto governador, quero sugerir e até aconselhar aqueles que assumiram compromissos que (…) façam os ajustes que tenham que ser feitos. Todos os municípios terão que fazer contas e ajustes fiscais”, ameaçou o governador.
Como convidada especial, esteve Ana Paula Vescovi, que saiu da Secretaria da Fazenda do ES (Sefaz) e foi para o governo Temer encarregada de fazer os ajustes fiscais contra a população. Repetindo o discurso da falta de recursos, a ex-secretária se omitiu em dizer aos prefeitos que é papel do gestor recuperar os valores junto aos sonegadores. Para Vescovi e Hartung, o empresariado financiador de campanha tem que receber benefícios fiscais, mesmo que prejudique as receitas públicas.
O Sindipúblicos convoca a todos a cobrarem dos prefeitos eleitos a realização das promessas de campanha e que esses tenham responsabilidade em garantir os investimentos nos serviços públicos e cobrar dos sonegadores fiscais para equilibrar as contas das prefeituras.
Chega de tráfego de influências, falta de ética e desrespeito à população, Hartung não é exemplo à ser seguido. Basta!