Diretorias do Sindipúblicos e Assin se reúnem com presidência do Incaper

Ato Público marca entrega de abaixo-assinado contra Reforma Administrativa
11 de junho de 2021
Fim do Revezamento | Casagrande quer servidores até do Grupo de Risco, não imunizados, atuando presenciais
15 de junho de 2021

A diretoria do Sindipúblicos, representada pelo diretor Iran Milanez e o advogado Celio Picorelli e a Assin, representada pela sua presidente Maísa Costa estiveram reunidos no último dia 11 de junho com a direção do Incaper representada pelo diretor-presidente em exercício, Abraão Carlos Verdin, diretora-técnica Sheila Posse, diretor administativo-financeiro Cleber Guerra e a gerente de pessoas, Janaina Paulino.

Entre os pontos discutidos esteve o projeto que colocou em vacância o cargo de auxiliar de campo com vistas a sua extinção e posterior terceirização do serviço. O Sindicato reforçou novamente sua manifestação contrária ao projeto e da forma como foi conduzida a discussão.

“Destaquei a falta de diálogo. Não tivemos oportunidade de discutir os impactos da lei com a categoria. Somos contra qualquer tentativa de terceirização. Deixamos também nossa preocupação desse processo de terceirização avançar para as demais carreiras” comentou Iran.

Ainda sobre o processo de terceirização dos auxiliares de campo, foi questionada a situação relativa aos direitos dos atuais servidores do quadro, bem como aos futuros direitos que venha a ser conquistados pelos servidores do órgão.

As entidades ainda cobraram do Incaper a necessidade urgente de estudo quanto a realização de concurso público para o preenchimento das vagas existentes visto que alguns setores estão atuando com apenas 50% de ocupação trazendo uma série de dificuldades de atuação do órgão, como o edital de promoção do ano de 2020 que ainda não foi publicado.

Também foram discutidas a necessidade de estabelecimento de uma política institucional contra o assédio moral, que vem ocorrendo de forma sistemática em algumas fazendas e a dificuldade de alguns servidores – que já implementaram os requisitos de aposentadoria – mas que estão com seu direito interrompido devido ao julgamento da inconstitucionalidade da lei 187/200, causando gravíssimos prejuízos aos trabalhadores, inclusive adoecimento.

Por fim, a Assin relembrou o estudo publicado no documento “O Incaper que queremos” fruto de um seminário realizado entre o Incaper e a Assin onde são levantados diversos pontos para reestruturação do órgão. “Vamos levar esse documento novamente a instância governamental e esperamos que seja aberta uma mesa de negociação para sua consecução” comentou Maísa Costa.

Diante aos questionamentos das entidades, a diretoria do Incaper se posicionou favorável ao pleito da realização de concurso público e que essa demanda será levada para às instâncias de governo. Quanto aos demais pontos, a direção da autarquia se comprometeu a estudar o pleito dos servidores.