
Após se manifestarem em frente à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) no último dia 07 de maio (quarta-feira), os Agentes de Suporte Educacional foram recebidos pelo presidente da Comissão de Educação da ALES, deputado Da Vitória (PDT).
Os trabalhadores e a vice-presidente do Sindipúblicos, Maria Madalena Lyra, explanaram ao deputado as demandas da categoria e a insatisfação por não terem recebido resposta do governo estadual sobre suas reivindicações.
“Precisamos de melhores condições de trabalho e de valorização profissional. Nossa principal reivindicação é sermos incluídos na Nova Política de Pessoas implementada pelas leis 637 e 640/2012” comentou um servidor.
Durante a reunião também foram relatados problemas enfrentados como o acúmulo e desvio de funções, muitos servidores realizam tarefas de outros profissionais com atribuições superiores mas ganham uma remuneração menor; alta rotatividade de DT’s, fazendo-se necessário concurso público imediatamente além de casos de assédio moral.
Diante das explanações dos servidores, o deputado se prontificou em acolher as reivindicações e colocá-las em pauta na reunião da Comissão de Educação a ser realizada no dia 21 de maio, às 12h30 no Plenário Judith Leão. “Entendo a situação de vocês e reconheço a importância dos Agentes. Estou à disposição para contribuir na melhoria da categoria, e da educação. Abro a Comissão de Educação para que possamos discutir e encaminhar propostas referentes às demandas apresentadas” comentou o parlamentar.
“É fácil o Governador para a televisão dizer que defende a educação. Precisamos que esse discurso se transforme em ações, pois o que vemos são escolas sem estrutura e profissionais com baixas remunerações. Esperamos que o governo respeite a educação e realmente valorize esses profissionais” avalia Madalena Lyra, vice-presidente do Sindipúblicos.
Pauta de Reivindicações
1) Alinhamento do cargo de Agente de Suporte Educacional à politica de recursos humanos implementada pelas leis 637 e 640/2012;
2) Melhores condições de trabalho (Há falta de material, água, luz, etc);
3) Revisão do auxilio-alimentação;
4) Auxilio transporte, considerando utilização de transporte intermunicipal;
5) Compensação de horas extras (banco de horas);
6) Possibilidade de remoção, conforme previsto na LC 46/94;
7) A realização de concurso público imediatamente.
Confira outras fotos da manifestação
http://migre.me/esBrD
http://migre.me/esBs4