Sindipúblicos lança dia 26 série de entrevistas com candidatos ao Governo

Novos concursados da Fames são recebidos em Assembleia do Sindipúblicos
22 de setembro de 2022
Sedu confirma para outubro início das nomeações dos novos ASE’s
23 de setembro de 2022

*Matéria atualizada – Após a publicação da reportagem, o candidato Carlos Manato (PL) encaminhou as respostas em tópicos, respondendo assim cada um dos oito questionamentos encaminhados. Com isso, estaremos publicando as respostas do candidato seguindo a padronização dos demais.

A Diretoria do Sindipúblicos, acatando as deliberações do último Congresso e mantendo a tradição de acompanhar os processos eleitorais cobrando posicionamentos dos candidatos, irá lançar na próxima segunda-feira, 26 de setembro, uma série de entrevistas composta por oito perguntas baseadas no Plano de Lutas aprovado pela categoria.

Todos os candidatos receberam as perguntas (abaixo) e tiveram até o dia 23 de setembro para encaminharem por escrito suas respostas.

Audifax Barcelos (Rede); Carlos Manato (PL); Guerino Zanon  (PSD), Renato Casagrande (PSB) e Capitão Vinicius Souza  (PSTU) encaminharam as respostas no prazo solicitado pelo Sindipúblicos. Aridelmo Teixeira (Novo) e Cláudio Paiva (PRTB) não se manifestaram até o prazo de envio das respostas.

Manato e Audifax, apesar de retornarem ao Sindicato, fizeram um único texto abordando as perguntas encaminhadas. Sendo assim, os textos deles na íntegra serão disponibilizados na matéria especial do dia 29.

“Conhecer o posicionamento dos candidatos é de suma importância tanto para a categoria decidir em quem depositar sua confiança, como também se preparar estrategicamente para o próximo mandato e as formas de mobilização da categoria para garantir conquistas e avançar nos direitos trabalhistas” avalia Iran Caetano, presidente do Sindipúblicos.

Para facilitar a leitura e garantir uma divulgação igualitária aos candidatos, o Sindipúblicos divulgará a série de entrevista segmentando por temas, nos dias 26, 27, 28 e 29 de setembro, com as respostas dos candidatos publicadas conforme ordem alfabética de seus nomes.  

No dia 29, será publicada uma matéria especial condensando todas as entrevistas.

Confira abaixo as perguntas encaminhadas aos candidatos.

1 – Valorização dos servidores e reposição das perdas inflacionárias –  Os servidores públicos estaduais amargam perdas salariais na ordem de 53,28 (IPCA-DIEESE, 2022), do período de janeiro de 2003 a julho de 2022. Como o candidato, se eleito, pretende resolver o problema da defasagem salarial da categoria?

2 – Atualização do valor do auxílio-alimentação –  Atualmente, o valor do auxílio-alimentação praticado pelo Governo do Estado é de R$ 300,00 para a jornada de 40 horas semanais. Já os produtos da cesta básica, em Vitória, consumiram 55,13% do salário mínimo no mês de agosto, de acordo com a pesquisa de preços realizada pelo Procon/2022. Sendo eleito, qual será a medida adotada para melhorar a qualidade de vida em relação à alimentação digna dos servidores?

3 – Concurso público– O Espírito Santo tem grande defasagem do quadro ideal de servidores efetivos, além de enorme quantidade de trabalhadores contratados fora das hipóteses permitidas por Lei e em desacordo com a determinação constitucional de realização de concurso para preenchimento de cargos no serviço público. Se eleito, como o candidato pretende equacionar essa questão?

4 – Verbas indenizatórias – O valor da verba indenizatória paga a título de diária atualmente é de R$ 112,00, não sendo reajustado desde 2013, sendo esse valor o total recebido por servidores e servidoras para cobrir custos com hospedagem e alimentação, caso necessitem desempenhar funções fora de seu local de trabalho. O candidato, se eleito, pretende reajustar o valor da diária? Em caso de resposta afirmativa, para quanto será atualizado o valor e com base em quais indicadores serão feitos esses cálculos?

5 – Precatórios –  O Estado tem uma enorme dívida com os servidores mais antigos que aguardam há mais de vinte anos o pagamento dos precatórios decorrentes do não cumprimento da lei da trimestralidade, que previa reajustes em tempo de enorme inflação. Qual a proposta do candidato para quitação dessa dívida?

6 – Redução das diferenças salariais entre os níveis de carreira -Um dos graves problemas enfrentados pelos servidores e servidoras é a diferença salarial entre os níveis de escolaridade das carreiras do serviço público. Se eleito, qual o compromisso que o candidato assume para corrigir essas distorções?

7 – Terceirizações – O Governo do Estado do Espírito Santo vem promovendo transferência direta do patrimônio dos capixabas, a exemplo do ocorrido com a ES Gás, assim como a entrega da gestão de serviços para iniciativa privada, via o sistema de Organização Social. Considerando que esse processo é nocivo à qualidade dos serviços prestados e às relações de trabalho no serviço público, o candidato, se eleito, pretende dar continuidade a esse modelo de entrega do patrimônio e do serviço essencial para a iniciativa privada?

8 – Carreiras em vacância –  O Governo do Estado colocou inúmeras carreiras do serviço público com previsão de extinção na vacância, o que faz com que a carreira não seja contemplada por projetos de reestruturação e organização de mão de obra realizados pelo executivo estadual. Algumas dessas carreiras, p. ex. os auxiliares de campo do Incaper, possuem concurso público realizado recentemente e dezenas de trabalhadores que desempenham, cotidianamente, funções essenciais em seus órgãos de trabalho. Diante disso, questiona-se como o candidato, se eleito, corrigirá essa distorção, de modo a garantir isonomia no tratamento de todas as carreiras do serviço público?

.

Fortaleça sua entidade sindical. Filie-se ao Sindipúblicos!

.