Servidores do Iema cobram respostas do governo durante o evento Sustentabilidade Brasil

Julgamento de Bolsonaro: um marco na defesa da democracia e da liberdade sindical
11 de junho de 2025
#Tbt: Mauro Ribeiro reforça desafios da engenharia contra hegemônica em evento da área
12 de junho de 2025

No primeiro dia do evento Sustentabilidade Brasil, que está sendo realizado de quarta-feira (11) à sábado (14), na Praça do Papa, os servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) aproveitaram a ocasião para realizar uma Assembleia e reforçar suas reivindicações salariais e exigir respostas do governo estadual. A categoria, que está em estado de greve desde o dia 6 de maio, cobra retorno sobre pautas protocoladas em abril e denuncia a falta de avanços nas negociações.

A pauta defende a valorização da categoria por meio da recomposição das perdas inflacionárias, da implantação da bonificação por desempenho e aceleração da progressão por desempenho e titularidade.

Além disso, os servidores levaram à sociedade a questão da privatização dos parques estaduais, proposta pelo secretário estadual Felipe Rigoni e o combate ao Projeto de Lei 2.159/2021, conhecido como PL da Devastação, que flexibiliza regras de licenciamento ambiental em nível nacional. Os servidores alertam para os riscos da medida, que pode comprometer a biodiversidade e afetar comunidades indígenas e quilombolas.

O ato teve ampla adesão dos servidores, que marcaram presença com a distribuição de adesivos e materiais informativos.

A intenção dos servidores foi chamar atenção de autoridades e da sociedade civil envolvida na pauta ambiental.

João Furtado, coordenador-geral da Assiema e servidor do Iema, destacou a importância da valorização dos profissionais que atuam na linha de frente das políticas ambientais. “Escolhemos participar do evento Sustentabilidade Brasil justamente por entender que ele simboliza um compromisso com o meio ambiente — e esse compromisso só é verdadeiro quando se reconhece e valoriza quem está na linha de frente dessa política: os servidores públicos. Não adianta investir em programas e infraestrutura se o servidor que executa essas políticas continua sendo negligenciado. É preciso lembrar que a sustentabilidade começa pelas pessoas, e nós somos parte essencial da engrenagem. Estarmos aqui, lado a lado com organizações da sociedade civil e com outros atores da pauta ambiental, reforça nosso apelo: não é possível construir uma política ambiental eficaz sem respeitar quem a constrói diariamente”, afirmou.

Silvia Sardenberg, secretária-geral do Sindipúblicos e servidora do IEMA, reforçou a crítica à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. “O discurso de sustentabilidade precisa ser concreto e refletir na valorização dos profissionais do meio ambiente. A sociedade precisa estar ciente do desmonte que estamos enfrentando na área ambiental”, declarou.

Os servidores seguem mobilizados ao longo do evento e aguardam respostas do governo sobre suas reivindicações, reforçando a importância do reconhecimento do trabalho desempenhado na proteção ambiental.

 

 

Tem um artigo interessante ou um texto que gostaria de compartilhar com os companheiros? Ou talvez queira sugerir uma pauta? Envie um e-mail para jornalista@sindipublicos.com.br. Vamos juntos construir um Sindicato cada vez mais forte e atuante! Participe e faça a diferença!

Quem faz o Sindicato somos nós!

E quem representa você é o Sindipúblicos! Filie-se!

Texto Douglas Dantas Foto: Nayana Yara