Semana será marcada por assembleias no Iases, Iema, Ceturb e RTV

TV Século entrevista Renata Setúbal sobre a campanha salarial dos servidores
5 de setembro de 2025
Crescimento do PIB confirma solidez da economia capixaba e reforça urgência na valorização dos servidores públicos
9 de setembro de 2025

A mobilização dos servidores públicos estaduais do Espírito Santo ganha força nesta semana com uma série de assembleias organizadas pelo Sindipúblicos. O objetivo é intensificar a campanha salarial e cobrar do governo estadual a apresentação da proposta de reestruturação das carreiras até o dia 15 de setembro.

Após o ato público que levou mais de mil servidores às ruas em 27 de agosto, a Assembleia Geral Unificada (AGU) realizada em 3 de setembro consolidou novas estratégias de pressão. A principal deliberação foi o fortalecimento da comunicação digital, com uso intensivo das redes sociais e canais diretos com a categoria para ampliar o engajamento e pressionar o Executivo. Também foi definido o prazo de 15 de setembro para que o governo apresente oficialmente sua proposta. Uma nova assembleia está marcada para o dia 17, quando será avaliado o retorno do governo. Caso não haja avanços, a categoria poderá deliberar por paralisações ou até uma greve geral.

📌 Agenda de assembleias da semana

📅 10 de setembro

IASES (Sindicalizados) – 9h, no auditório do Sindipúblicos e por teleconferência. Pauta: informes, eleições de delegados sindicais e assuntos gerais.

IASES (Retificação) – 9h30, mesmo local e formato. Pauta ampliada: apresentação do documento do GT com reivindicações dos técnicos de nível superior, novos membros e eleição para o Conselho de Administração.

CETURB (Sindicalizados) – 14h, no auditório do Sindipúblicos e por teleconferência. Pauta: informes, eleições de delegados sindicais e assuntos gerais.

📅 11 de setembro

IEMA – 8h, no portão de entrada do instituto, em Cariacica. Pauta: campanha salarial 2025 e assuntos gerais.

📅 12 de setembro

RTV-ES (Sindicalizados) – 13h30, na sede da emissora, em Vitória. Pauta: informes, eleições de delegados sindicais e assuntos gerais.

Além das assembleias, a mobilização será reforçada com visitas de diretores sindicais aos locais de trabalho e ações coordenadas nas redes sociais. O Sindipúblicos convoca os servidores a compartilharem conteúdos, pressionarem autoridades e participarem ativamente das atividades da semana. O engajamento da categoria será decisivo para os próximos passos do movimento.

“Estamos nas ruas, nas redes, nas bases. O retorno dos servidores aos atos, assembleias e mobilizações digitais tem sido fundamental para avançarmos nas nossas pautas. Precisamos manter essa força para que o governo e a sociedade reconheçam nosso valor. A filiação também é essencial para sustentar a estrutura sindical que viabiliza essa luta”, destaca Renata Setúbal, presidenta do Sindipúblicos.

O desfecho das negociações será avaliado na assembleia do dia 17. Até lá, a palavra de ordem é união e pressão organizada.

 

Tem um artigo interessante ou um texto que gostaria de compartilhar com os companheiros? Ou talvez queira sugerir uma pauta? Envie um e-mail para jornalista@sindipublicos.com.br. Vamos juntos construir um Sindicato cada vez mais forte e atuante! Participe e faça a diferença!

Quem faz o Sindicato somos nós! 

E quem representa você é o Sindipúblicos! Filie-se!

Texto: Douglas Dantas Foto: Divulgação