Seger não encaminha profissionais e Iema coloca estagiários para substituir servidores

AGE do Incaper faz parte de movimento nacional pela valorização da extensão rural 
22 de abril de 2024
Encontro de aposentados já tem data marcada!
23 de abril de 2024

Sindicato é contrário à terceirização e cobra concurso público

Não foi por falta de aviso. Apesar do alerta deste Sindipúblicos sobre a necessidade da realização de concurso público para o cargo de Assistentes de Gestão, ocupado inconstitucionalmente até então por servidores em Designação Temporária, com o fim dos contratos o Iema ficou sem os profissionais tendo que recorrer a estagiários para atender as demandas.

O fim dos contratos de DT’s foi determinado por uma decisão judicial que considerou inconstitucional a contratação de temporários para atuação em cargo de caráter efetivo, que, pela Constituição Federal, deve ter sua investidura por meio de concurso público. 

No entanto, a Seger insiste em substituir esses cargos por profissionais terceirizados, via contratação pela MGS e ainda com um salário em torno de 25% menor. 

Mesmo assim, passados mais de um mês após o fim da atuação dos DT’s no Iema, a Seger não encaminhou os terceirizados, deixando vários setores prejudicados. 

Dentre esses, está o de pagamento de Diárias. “Estamos com problemas com o pagamento de diárias. Só ficou uma funcionária no setor. Não foram pagas as diárias de abril. Isto já é uma consequência do fim dos contratos de DT’s e do IEMA não ter recebido novos prestadores da primeira leva da MGS “, desabafou um servidor.  

Outro setor bastante prejudicado é o de documentação. Falta profissional para fazer ofício, licenças e outros documentos, prejudicando a liberação das licenças ambientais. Atualmente, esse serviço de documentação estaria sendo feito por estagiários.

“A situação demonstra o desprezo do Estado, em especial da Seger, com o meio ambiente. Não estão preocupados. Já sabiam que esses contratos iam acabar há tempos e não encaminharam ninguém para o lugar. Além disso, somos contrários à terceirização para esses cargos. A justificativa do próprio governo para aprovar a lei 1046/23, que prorrogou os contratos de DT’s, diz que a função de  Assistentes de Gestão é estratégica. Não podemos aceitar que um cargo de tamanha importância seja ocupado por terceirizados que tem uma grande rotatividade, o que irá prejudicar toda a política ambiental do Estado. É preciso concurso urgente” cobra Silvia Sardenberg, servidora do Iema e secretária-geral do Sindipúblicos. 

Seger

Em nota, a Seger comunica que “a recente contratação da empresa MGS teve o objetivo de reforçar o quadro de apoio operacional e administrativo nos órgãos estaduais, com o provimento de postos de trabalho de assistentes e almoxarifes. A Seger informa, ainda, que o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) já solicitou adesão ao contrato. A documentação está em análise na Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a previsão é de que os postos de trabalho para o instituto sejam iniciados nos próximos dois meses”.

 

Fortaleça sua Entidade Sindical. Filie-se ao Sindipúblicos!