Samba da Consciência Negra vem aí e o Sindipúblicos vai junto!

Iran Caetano vai assumir a Secretaria de Finanças e mantém compromisso com a luta em defesa de melhores condições de trabalho e valorização salarial dos servidores
7 de novembro de 2024
Sindipúblicos vai ao G20 Social defender mundo mais justo e sustentável
13 de novembro de 2024

O Samba da Consciência Negra vem aí e o Sindipúblicos vai junto!

Convidamos os companheiros e companheiras a participarem desse ato em defesa das lutas e vitórias do povo negro na história do Brasil e do Espírito Santo. O encontro está marcado para a próxima terça-feira, dia 19, véspera do feriado da Consciência Negra, a partir das 17 horas, na Escadaria da Piedade, reduto de valorização da ancestralidade africana e afro-brasileira no Centro de Vitória.

Haverá a apresentação do Grupo de Pagode Só Sambando e da Bateria da Escola de Samba Unidos da Piedade.

Estarão reunidos os sindicatos, movimentos sociais e toda a comunidade para celebrar os avanços e refletir sobre os desafios que o povo negro ainda enfrenta diariamente em busca de equidade racial.

O dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, será comemorado pela primeira vez como feriado nacional, o que reconhece e reafirma a importância da luta contra o racismo no Brasil. A Lei 14.759/2023, que definiu a data como feriado no calendário nacional, foi sancionada pelo presidente Lula em dezembro passado e marca a luta de resistência de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, o maior da história do Brasil e que resistiu por quase um século até ser destruído pelos colonizadores.

O Sindipúblicos luta por um Espírito Santo sem racismo, com a defesa de cotas nos concursos públicos e pela participação de negros e negras em cargos de liderança e chefia, com 30% dos cargos de chefia preenchido por pessoas negras.

A Lei Estadual 11.094/2020 “reserva aos negros 17% (dezessete por cento) e aos indígenas 3% (três por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos e processos seletivos para provimento de cargos efetivos, de contratação temporária e empregos públicos no âmbito da administração pública no Estado do Espírito Santo, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pelo Estado do Espírito Santo.”

No entanto, enfrentamos o desrespeito à legislação, quando a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) não nomeou os negros aprovados no último concurso público realizado para provimento de cargos de professor e agente de suporte educacional da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

A Justiça Estadual determinou a suspensão do concurso da Seger para analista do executivo estadual e o Estado precisou prestar judicialmente todos os devidos esclarecimentos sobre a lisura do concurso público. O Sindipúblicos alertou a Seger sobre o descumprimento, mas mesmo assim os erros foram mantidos.

O Sindipúblicos vai continuar denunciando arbitrariedades, pois nossa luta será sempre pelo combate ao racismo estrutural no serviço público, buscando a equidade e o respeito às leis e em defesa de políticas públicas para a população negra.

Vamos à luta, companheiros e companheiras! Dia 19 de novembro, todos juntos no Samba da Consciência Negra!