Professores da Fames aprovam tabela do governo, mas destacam disparidade salarial em relação a outras faculdades

Sindipúblicos convoca servidores da RTV-ES para Assembleia Geral Extraordinária
3 de junho de 2025
Sindipúblicos e Alicerce negociam acordo coletivo dos trabalhadores da Ceturb
4 de junho de 2025

Os professores da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) aprovaram, por ampla maioria, a tabela de cargos e salários apresentada pelo governo estadual durante uma assembleia lotada no auditório do Sindipúblicos. Apesar do avanço na recuperação das perdas acumuladas, a categoria apontou que a proposta está abaixo da remuneração média dos docentes de nível superior em outras instituições de ensino.

A nova tabela nivela os profissionais da Fames aos professores da rede estadual, considerando especificidades de formação e carga horária. Os novos valores variam de R$ 5.733,70 no primeiro nível do professor assistente até R$ 13.277,42 no 15º nível para professor titular ou adjunto (classe II), representando uma recuperação de perdas entre 28% e 34% em comparação à remuneração atual. Não consideramos os valores referentes ao professor auxiliar de ensino, que apesar de constar na tabela, não há esse profissional em exercício na Fames. 

O professor Emerson Campos destacou que a proposta é uma atualização da tabela existente, sem ganhos reais, mas reconheceu que o reajuste minimiza parte das perdas históricas sofridas pelos servidores da Fames. Ele ressaltou que muitos professores vieram de outras regiões e enfrentam dificuldades financeiras, sendo essa uma medida que ajuda a reduzir o impacto das defasagens salariais. “ Então, o que esse reajuste promove hoje para nós, eu não estou falando de melhorar a condição de vida de ninguém, não. Eu estou falando de professores que vieram de fora e que, assim como eu, precisam pagar o aumento das despesas. Não é uma proposta que nós desejamos, mas é um avanço. E não impede de continuarmos negociando para que tenhamos uma valorização real”

Já o diretor do Sindipúblicos, Iran Caetano, enfatizou que um reajuste de 30% é uma conquista significativa, considerando que a proposta estava aprovada pelo governo desde 2014, mas nunca havia sido implementada. “Essa recomposição não resolve todas as dificuldades dos servidores, mas é um avanço na luta pela valorização dos profissionais do setor público. Agora para avançarmos ainda mais, precisamos de união da categoria, de filiação para juntos irmos além da recomposição das perdas”, afirmou Caetano.

Confira abaixo a tabela aprovada pelos professores, que já estará em vigor a partir deste 01 de junho. Destaca-se que é preciso ainda a aprovação de lei na assembleia legislativa para que o governo implemente os novos valores. 

 

 

 

 

 

 

Tem um artigo interessante ou um texto que gostaria de compartilhar com os companheiros? Ou talvez queira sugerir uma pauta? Envie um e-mail para jornalista@sindipublicos.com.br. Vamos juntos construir um Sindicato cada vez mais forte e atuante! Participe e faça a diferença!

Quem faz o Sindicato somos nós! 

E quem representa você é o Sindipúblicos! Filie-se!

Texto e foto: Douglas Dantas