
Preocupados com a real representatividade dos servidores e autonomia junto aos Conselhos Administrativo e Financeiro do Instituto de Previdência dos servidores públicos do Estado do Espírito Santo – IPAJM, o Fórum das Entidades dos Servidores Públicos do ES (Fespes) definiu por apoiar os candidatos abaixo listados ligados ao Sindipúblicos, Sindijudiciário, Sindipol e Asses.
Pela base do Sindipúblicos, o advogado autárquico do IPAJM e atual diretor do Sindicato, Rodrigo Rodrigues concorre ao cargo de Conselho Administrativo; pelo Sindipol estão concorrendo o agente de polícia civil e advogado Humberto Mileip ao cargo de Conselheiro Fiscal, além do investigador aposentado e advogado Jânio Jacinto Araujo para Conselheiro Administrativo/Inativo; já os servidores do judiciário estarão sendo representados pelo técnico de contabilidade e Oficial de Justiça aposentado José Antonio Namen Chalhub que concorre ao Conselho Fiscal/Inativo.
Como representante dos militares os candidatos apoiados pela Associação de Subtenentes e Sargentos da Policia e Bombeiro Militar (Asses) são o 1º Tenente da PM, tecnólogo em Recursos Humanos, pós-graduado em Gestão Empresarial, Tenente Araújo, e a subtenente da PM/ES, bacharel em Serviço Social, pós-graduada em Gestão Pública, Subtenente Célia Cei.
As eleições serão realizadas on-line e presenciais (clique aqui para locais de votação) nos dias 09 e 10 de agosto. No total, serão eleitos três membros para cada um dos Colegiados, bem como os seus respectivos suplentes, conforme quadro abaixo.
Entre as atribuições do Conselho Administrativo estão: analisar e aprovar a proposta orçamentária anual do Instituto; analisar e deliberar sobre os programas de aplicações financeiras dos recursos dos fundos, bem como do patrimônio e, também, analisar e deliberar sobre a aceitabilidade de doações, doações em pagamento e legados com ou sem encargos, observada a legislação aplicável.
Ao Conselho Fiscal compete analisar e aprovar, por parecer, as periódicas prestações de contas efetuadas pela Presidência do IPAJM, sobretudo os balancetes e os balanços, dando-os por irregulares quando for o caso; fixar prazo a para regularização das contas examinadas e rejeitadas, denunciando ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público em caso de descumprimento; entre outras atribuições.
Por isso é de fundamental importância a mobilização dos servidores para que sejam eleitos profissionais que possam efetivamente contribuir no desempenho das funções para garantir a boa gestão administrativa e fiscal da previdência estadual.
Conheça mais os candidatos apoiados pelos Sindicatos:
Vote (06) Rodrigo Rodrigues para o Conselho Administrativo
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, pós-graduado em direito público e direito previdenciário, diretor regional da Associação Brasileira de Advogados Públicos (Abrap); diretor do Sindipúblicos.
Vote (34) Humberto Mileip para o Conselho Fiscal
Agente de Polícia Civil, advogado, vice-presidente e Diretor Jurídico do SINDIPOL/ES. É pós-graduado em Criminologia e possui conhecimento em Direito Público adquirido principalmente durante os 04 anos em que atuou como Assessor do Procurador-Geral de Vitória.
Vote (22) Janio Jacinto Araujo para Conselho Administrativo/Inativos
Investigador de Polícia aposentado, atualmente ocupa o cargo de Subcoordenador Geral do Departamento Jurídico do SINDIPOL/ES, é pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal, formado na Escola Superior do Ministério Público e integrante do Conselho Estadual do Trabalho.
Vote (50) José Antonio Namen Chalhub para Conselho Fiscal/Inativo
Graduado em Direito, técnico de contabilidade, oficial de justiça aposentado, diretor de Saúde do Sindijudiciário-ES.
Vote (11) Tenente Araújo para Conselho Administrativo/Militares Ativos
1º Tenente da PM, tecnólogo em Recursos Humanos, pós-graduado em Gestão Empresarial , presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos da Policia e Bombeiro Militar (Asses).
Vote (40) Subtenente Célia Cei para Conselho Fiscal/Militares Ativos
Subtenente da PM/ES, bacharel em Serviço Social, pós-graduada em Gestão Pública, diretora daAssociação de Subtenentes e Sargentos da Policia e Bombeiro Militar (Asses).
O processo de votação será realizado de forma digital para todos os eleitores do Poder Executivo. Eles vão votar por meio do Portal do Servidor, no endereço eletrônico sistemas.es.gov.br/seger/eservidor/Login utilizando o número funcional e a senha. O servidor deve, obrigatoriamente, votar em um membro para cada conselho.
Para ampliar e facilitar o acesso desses eleitores à internet, durante os dias de eleição dos Conselhos, haverá computadores ligados à rede em escolas de diversos municípios do Estado. Confira a lista aqui.
A votação também será realizada na Central de Atendimento (CAT) do Instituto, onde haverá computadores disponíveis para o pleito.
Caso o segurado tenha perdido a senha necessária para votação, que é a mesma utilizada para acesso a contracheques e informes de Rendimentos no Portal do Servidor, é possível gerar um novo código na página sistemas.es.gov.br/seger/eservidor/Login clicando no link Criar/Lembrar Senha, que está abaixo do campo “Nº Funcional”. A partir disso, basta aguardar a nova senha que será gerada e encaminhada para o e-mail cadastrado no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Estado (Siarhes).
Aqueles que não têm e-mail cadastrado nesse Sistema, ou que alteraram o endereço eletrônico, devem solicitar a atualização de seu e-mail. Há duas maneiras: comparecendo pessoalmente na Central de Atendimento do Instituto, ou por meio do envio do formulário disponível aqui, devidamente preenchido, para o e-mail da subgerência de Cadastro e Tempo de Contribuição (SCT) do Instituto, que é sct@ipajm.es.gov.br. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo 0800-2836640.
Já no caso dos ativos, o servidor deve procurar diretamente a Central de Atendimento ao Servidor (CAS), na Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), na Avenida Governador Bley, 236, Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Os telefones da CAS são (27) 3636-5292 e 3636- 5293.
Segurados vinculados aos Poderes Legislativo, Judiciário, bem como ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público Estadual, terão que votar por meio de cédulas. O documento será enviado, pelo IPAJM, via Correios, à residência de cada um. O retorno da correspondência não terá custos para o servidor.