Em audiência do Orçamento Participativo, Sindipúblicos cobra valorização dos servidores ao governador Casagrande

Reestruturação das Carreiras | Seger anuncia apresentação do estudo de impacto
2 de julho de 2025
É necessário ser antirracista!
3 de julho de 2025

Durante a última audiência pública do Orçamento Participativo 2026, realizada nesta quarta-feira (2), na Serra, a presidenta do Sindipúblicos, Renata Setúbal, usou a tribuna para fazer um apelo direto ao governador Renato Casagrande: incluir os servidores públicos no ciclo de desenvolvimento e planejamento do Estado.

Em sua fala, Setúbal destacou a contribuição histórica dos servidores nas últimas duas décadas, mesmo em períodos de instabilidade institucional e crises econômicas:

“Os servidores públicos mantiveram o Espírito Santo funcionando com dedicação e responsabilidade. Fazemos parte da construção da estabilidade financeira do Estado, da melhoria nos investimentos e da conquista da nota máxima na classificação de crédito. É um avanço do qual temos orgulho.”

Apesar das conquistas, Setúbal alertou que os servidores ainda não foram contemplados de forma proporcional nos frutos do crescimento capixaba:

“Acumulamos perdas salariais superiores a 50% em 22 anos. O Espírito Santo é hoje o Estado que menos investe proporcionalmente no funcionalismo. Isso desmotiva, causa evasão e compromete a continuidade dos serviços públicos.”

A presidenta reconheceu os avanços no diálogo com o governo, mas pontuou que o momento exige medidas concretas. Ela reforçou o pleito pela criação de um novo plano de cargos e salários que valorize quem sustenta os serviços prestados à população:

“Não estamos pedindo privilégios. Reivindicamos valorização. É hora de tratar o servidor como parte estratégica do desenvolvimento do Espírito Santo, garantindo dignidade e justiça por meio do orçamento público.”

Apesar do governador não ter se posicionado após a fala de Renata, e nem respondido a nenhuma fala, o mesmo ficou no evento até o fim da fala da mesma. Para responder ao Sindicato, a assessora de relações sindicais destacou a negociação em andamento quanto à reestruturação das carreiras.

A participação do Sindicato na audiência reforça a continuidade da mobilização dos servidores em defesa de uma política remuneratória justa e permanente, com voz ativa nas decisões que moldam o futuro do serviço público estadual.

Também estiveram presentes na audiência do Orçamento Participativo 2026 a secretária-geral Silvia Sardenberg, o diretor Rodolfo Melo e a diretora Regina Lúcia Góes.

 

Tem um artigo interessante ou um texto que gostaria de compartilhar com os companheiros? Ou talvez queira sugerir uma pauta? Envie um e-mail para jornalista@sindipublicos.com.br. Vamos juntos construir um Sindicato cada vez mais forte e atuante! Participe e faça a diferença!

Quem faz o Sindicato somos nós! 

E quem representa você é o Sindipúblicos! Filie-se!

Texto: Douglas Dantas Fotos: Nayana Yara