‘Chacota’ de Amaro à PM reforça traição à sociedade que o elegeu

Salário será pago dia 29, mas sem reajuste
21 de março de 2018
Artigo | Dia da água, dia da vergonha
23 de março de 2018

Já se tornou habitual o deputado estadual Amaro Neto, bem como outros apresentadores de programas sensacionalistas, abusarem do poder de estarem em frente das câmeras para, usando de adjetivos pejorativos e até de palavras de baixo calão, denegrir a imagem de diversos cidadãos. Julgando e condenando, extrapolando todos os limites da ética jornalística e do decoro parlamentar.

E na sua habitualidade de denegrir cidadãos, nesta terça-feira (20) o apresentador Amaro Neto, ignorou mais uma vez todos os princípios morais e éticos fazendo ‘gracinha’ em cima do atentado à vida do policial militar Afonso Costa Miller de Melo, baleado em São Torquato. Dizendo que o mesmo foi ‘sapecado’.

Não é a primeira vez que Amaro mostra-se com desrespeito contra os militares e a sociedade capixaba. Além de ignorar a ética jornalística, também ignora os seus deveres constitucionais de deputado eleito pelo povo, traindo assim toda uma população que o elegeu esperando que o mesmo atuasse contribuindo efetivamente para solucionar os problemas que tanto critica diariamente em seu programa. O deputado ainda infringiu o Código de Ética parlamentar, visto:

CAPÍTULO III

DOS DEVERES DOS DEPUTADOS

Art. 3º – São deveres do Deputado:

I – promover a defesa dos interesses nacionais e estaduais;

II – zelar pelo aprimoramento da ordem constitucional e legal do Estado, particularmente das instituições democráticas e representativas, e pelas prerrogativas do Poder Legislativo;

III – exercer o mandato com dignidade e respeito à coisa pública e à vontade popular;

IV – apresentar-se à Assembleia Legislativa durante as sessões legislativas ordinárias e extraordinárias e participar das sessões do Plenário e das reuniões de Comissão de que seja membro.

XIII – praticar ou incentivar a prática de atos que atentem contra os direitos fundamentais da pessoa humana.

Art. 8º

III – divulgar no exercício do mandato informação que saiba falsa, inverídica, difamatória, injuriosa ou caluniosa com o objetivo de causar danos de quaisquer espécies.

Diante às infrações, faz-se necessário que os demais parlamentares capixabas cumpram seu dever constitucional de exigir que o deputado Amaro respeite o decoro parlamentar e as determinações legais.

Além da falta de respeito para com a sociedade, o deputado mostra-se omisso, inclusive ignorando a luta dos servidores públicos, incluindo os militares, que estão com seus salários congelados devido a política de cortes do governador Hartung, ora aliado ao deputado. Mas apesar de tamanho desrespeito do governo com o serviço público, militares e servidores continuam arduamente atendendo as demandas da sociedade.

A fala causou total indignação por parte dos agentes de segurança pública (segue abaixo as manifestações públicas), que ainda relembraram que Amaro quando apresentava um programa em Minas Gerais, chegou comparar os militares dos dois estados fazendo referência ofensiva e desrespeitosa aos PM’s capixabas. Fatos esses mostram a necessidade de toda a sociedade cobrar que as emissoras que exibem esse tipo de programa, cumpra seu papel constitucional, de informar com ética, pluralidade e respeito à todos. E que seus jornalistas cumpram o Código de Ética profissional que determina entre outras obrigações:

Capítulo II – Da conduta profissional do jornalista

VIII – respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão;

Art. 7º O jornalista não pode:

IV – expor pessoas ameaçadas, exploradas ou sob risco de vida, sendo vedada a sua identificação, mesmo que parcial, pela voz, traços físicos, indicação de locais de trabalho ou residência, ou quaisquer outros sinais;

V – usar o jornalismo para incitar a violência, a intolerância, o arbítrio e o crime;

Art. 11. O jornalista não pode divulgar informações:

II – de caráter mórbido, sensacionalista ou contrário aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes e acidentes;

Art. 12. O jornalista deve:

III – tratar com respeito todas as pessoas mencionadas nas informações que divulgar;

 

Após a repercussão do caso, na abertura de seu programa, no início da tarde desta quarta (21)  o apresentador tentou justificar sua fala, mas reforçando acreditar que o uso jocoso de suas expressões ainda são normais. “em momento algum houve desrespeito com a vítima ou com a instituição Polícia Militar. Quem assiste ao Balanço sabe que o nosso diferencial é o linguajar popular. É o rato, é o PNCL, é a baratinha, é o cavernoso, é o bailarino. Muitas expressões. Muitas dessas expressões são usadas pelos próprios policiais e outras são retiradas das comunidades e das quebradas da Grande Vitória e de todo o Brasil. Portanto, em momento algum houve desrespeito com a vítima ou com a instituição Polícia Militar. Sabemos, sim, a importância de cada soldado na rua. Sempre nos solidarizamos em situações como essa e torcemos pela recuperação do soldado Mello”, justificou Amaro.

Viemos reforçar nossa solidariedade ao militar baleado, estimando devidas melhoras e forças aos familiares e amigos, bem como aos demais agentes de segurança que estão nas ruas defendendo a população. No lugar de dar ripadas, o dito deputado estadual precisa atuar aprovando leis que possa reverter o quadro de descaso do governo Hartung para com toda a sociedade, em especial com a segurança pública.

NOTAS DE REPÚDIOS

SINDIPOL O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES) vem a público repudiar veementemente a fala utilizada pelo Deputado Estadual e apresentador do ”Balanço Geral/ES” Amaro Neto durante o programa dessa terça-feira (20). Durante o programa, o apresentador ao se expressar sobre o caso do Policial Militar baleado na cabeça no bairro São Torquato, em Vila Velha, se referiu ao nobre colega como “policial sapecado”. Para o Sindipol/ES a expressão do apresentador é uma falta de respeito com toda a categoria policial e ao próprio soldado que foi atingido e se encontra no hospital em estado grave. O promotor de justiça de Fundão, Dr. Egídio, classificou a expressão do apresentador como absurda e desrespeitosa com a situação grave do soldado. O soldado foi alvejado na manhã dessa terça-feira (20) por um tiro na cabeça após sair de uma academia no bairro São Torquato, em Vila Velha. Por fim, para o Sindipol/ES, a expressão usada durante o programa pelo ilustre Deputado Estadual Amaro Neto é descabível e jocosa, e pela sua posição demostrou não possuir o mínimo de respeito pela força policial seja ela civil ou militar. Os policiais são os verdadeiros heróis da sociedade, por isso, merecem o respeito, principalmente das autoridades constituídas pela lei. JUNTOS SOMOS FORTES, UNIDOS SOMOS IMBATÍVEIS

(AGEM-PMBM) A ASSOCIAÇÃO GERAL DOS MILITARES DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO – AGEM-PMBM ES, vem por meio desta REPUDIAR a conduta adotada pelo apresentador da TV Vitória/Rede Record e Deputado Estadual Amaro Neto, ao iniciar seu programa Balanço Geral, no dia de hoje, 20/03/2018, este apresentador tratou sem respeito o nobre soldado da Polícia Militar que foi baleado na cabeça, Sd PM Mello, ao proferir a seguinte frase “foi sapecado”. O apresentador ao utilizar uma expressão chula e de muito mau gosto demonstra a total falta de respeito para com o profissional que se dedica diuturnamente à sociedade capixaba. Não deveria ser esta a postura adotada por um apresentador de um programa policial e muito menos de um membro da Assembleia Legislativa, afrontado assim a toda a categoria e sociedade capixaba. Este episódio nos faz recordar de outra fala em que este mesmo “apresentador” ao estar apresentando um programa em outro Estado fez referência ofensiva e desrespeitosa aos militares capixaba e só reitera seu desprezo com estes guerreiros que protegem a sociedade mesmo com o risco da própria vida. Saiba respeitar os demais Senhor Amara Neto! Estes fatos serão lembrados por toda a categoria, tenha certeza! Eu, Patrick Gomes Silva Nascimento, advogado, por meio dessa nota venho repudiar a conduta adotada pelo apresentador da Rede Record e Deputado Estadual Sr. Amaro Neto em seu programa balanço geral, exibido na data de hoje, 20 de março de 2018. O sr. Amaro Neto, em total desrespeito a família do policial militar Sd. Mello, bem como, ao ser humano em si, ao noticiar sobre a fatalidade ocorrida com o dito militar usou expressões chulas e mau gosto dizendo que p PM foi “sapecado”. Não é essa a postura que um jornalista deve ter ao noticiar um fato, tão grave que afronta toda a sociedade, tampouco é esperado tal conduta de um parlamentar. Alias, como representante do povo, Vossa Excelência deveria ocupar a tribuna para buscar melhorias na segurança pública, vez que em nosso estado ela vai de mal a pior. O sr. Deputado, deveria ter mais respeito ao se dirigir a um servidor público que defende a sociedade muitas vezes deixando sua família desguarnecida. Faltou a Vossa Excelência respeito para com os familiares e para com os irmãos de farda do Sd. Mello. A partir de hoje, não assistirei a programação da rede Record de televisão até o que o sr. Amaro Neto tenha a decência de se retratar publicamente. Ah! e antes que eu me esqueça, ser humano não é sapecado, quem é sapecado é porco, portanto mais respeito! MAXSON LUIZ – PRESIDENTE AGEM-PMBM ES

ASSOMES

O atentado contra a vida do policial militar Afonso Costa Miller de Melo deve ser encarado como uma ofensa a toda sociedade capixaba e como tal deve ser repudiado.
Muitas vezes veneramos como em outros países se vê respeito aos agentes da Lei, além das penas mais graves para esses ilícitos, mas aqui não se dá a mesma importância.
O policial militar, como qualquer outro operador da segurança pública, sacrifica a sua vida cotidianamente em defesa da sociedade. Por essa e outras razões manifestamos nosso repúdio à fala de um apresentador de programa televisivo, e de outras mídias, que vulgarize um atentado contra um policial em respeito a um momento tão sensível. Não porque esteja acima dos cidadãos, mas porque o policial militar é um representante do Estado investido de autoridade.Acreditamos na recuperação do nosso brioso policial militar para que retorne para o seu seio familiar e continue fazendo o que se propôs, que é servir a sociedade capixaba, mesmo com o sacrifício da própria vida, mas também aguardamos que os meios de comunicação e o programa específico tenham mais respeito para com todos os operadores de segurança pública, pois ao vulgarizarmos esse atentado fragilizamos todo o sistema de segurança pública.

CORONEL NYLTON

Na manhã de ontem, terça-feira (20), o soldado da Polícia Militar do Espírito Santo, Afonso Miller Costa de Mello, 25 anos, foi covardemente atingido por dois tiros na cabeça efetuados por um criminoso, no momento em que saía de uma academia no bairro São Torquato, município de Vila Velha. O policial militar está internado no Hospital São Lucas em Vitória, onde após ser operado se recupera na UTI, em estado gravíssimo, porém estável. Os suspeitos da participação no crime foram presos, dentre eles, o autor confesso dos disparos, um adolescente de 15 anos. A arma de fogo utilizada foi apreendida pela Polícia Militar. Já seria extremamente aviltante a brutalidade sofrida por esse profissional de segurança pública, um jovem, um servidor público, um filho, um amigo, um ser humano. Entretanto, ainda na tarde de ontem, o apresentador de TV AMARO NETO, em seu programa jornalístico diário, Balanço Geral da TV Vitória, ao noticiar “ao vivo” o fato, utilizou um termo jocoso e, por que não dizer, pejorativo, anunciando que um “policial foi sapecado” em São Torquato, Vila Velha. Não aceitamos essa expressão “infeliz”. Sentimos isso como uma falta de respeito, ao soldado Mello, à sua família, à Polícia Militar, representada por todos os homens e mulheres que diuturnamente enfrentam a criminalidade com suor, sangue e vidas. Sentimos isso como um desrespeito ao povo capixaba! Esse desrespeito proferido, diga-se, mais de uma vez durante a reportagem, é antagônico ao que a Polícia Militar e seus integrantes dispensam ao apresentador. Agradecemos a todas as manifestações de apoio, ao corpo clínico do hospital São Lucas, aos policiais militares e civis que efetuaram a detenção dos criminosos; agradecemos a todos que doaram sangue atendendo o nosso clamor. O Sd Mello está precisando de nossas orações, estamos junto com ele, com sua família. A busca incessante pelo respeito aos Direitos Humanos deve ser incansável; isso é o que queremos para todos; trabalhamos com todas as nossas forças para uma sociedade melhor, mais respeitosa e harmoniosa. POLÍCIA MILITAR, PATRIMÔNIO DO POVO CAPIXABA! Quartel do Comando Geral, Vitória-ES, 21 de março de 2018. NYLTON RODRIGUES RIBEIRO FILHO – Coronel QOC Comandante Geral da PMES Associação Geral dos Militares do Estado do Espírito Santo

ACS PMBM-ES

Os diretores da ACSPMBMES não param em Brasília! O deputado federal Eduardo Bolsonaro se manifesta a respeito de declaração de deputado estadual e apresentador de programa.

Boa tarde Guerreiros!!!Os diretores da ACSPMBMES não param em Brasília! O deputado federal Eduardo Bolsonaro se manifesta a respeito de declaração de deputado estadual e apresentador de programa.

Publicado por ACS PMBM ES em Terça-feira, 20 de março de 2018

 

Vídeo com fala de Amaro e Repúdio do militar Cabo Cesarino:

Retratação de Amaro Neto: