Durante audiência realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o diretor geral do Arquivo Público do Estado, Cilmar Francischetto declarou que o governo se comprometeu em instalar os devidos equipamentos contra incêndio no espaço utilizado pela autarquia localizado anexo ao Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória.
Segundo ele, estão sendo instalados detectores de fumaça e que ainda este ano serão instalados os sprinklers, pequenos dispositivos que descarregam água acionados automaticamente em caso de incêndio.
Também foi informado que o Arquivo Público aguarda liberação de recursos pela Secretaria de Planejamento (SEP) e assinatura de contrato com uma empresa para dar andamento as demais melhorias necessárias.
Com isso, o MPT designou uma nova data em maio para que seja apresentado o andamento das obras.
A ação proposta pelo Sindipúblicos, após vistoria realizada ainda em 2015, em que foi detectado problemas na infraestrutura do local, além de resguardar a vida dos servidores e demais usuários do Arquivo Público, tem o objetivo de garantir que o estimado acervo que reúne a história dos capixabas seja devidamente preservado, evitando que tragédias como a do Museu Nacional se repita.