Diante do impasse entre os servidores do Detran e o governo estadual, a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (Coinfra) irá contribuir para intermediar a negociação das duas demandas da categoria: o alinhamento salarial com os servidores do DER e o Iopes e a reformulação do projeto de lei dos examinadores.
A proposta foi deliberada na reunião ordinária da Coinfra, realizada na manhã desta segunda-feira (24), após o Sindipúblicos junto aos servidores do Detran relatarem à Comissão, a morosidade do Governo em atender a categoria.
As condições de trabalho dos examinadores de trânsito também foi um dos assuntos tratados na reunião. A falta de uma área coberta para a realização do exame de habilitação ou de sanitários para examinadores e candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram alguns dos aspectos ressaltados.
Participaram da reunião da Coinfra os deputados Euclério Sampaio (PDT), Jamir Malini (PTN) e o presidente do colegiado, Marcelo Santos (PMDB). Também estiveram presentes o presidente do Sindipúblicos, Gerson Correia de Jesus; a coordenadora administrativa da Associação dos Servidores do Detran (Asserdes), Helena da Vitória Ribeiro, o diretor administrativo, financeiro e de recursos humanos do Detran, José Antonio Colodete, entre outros.
Diante da assessora da Seger Ruth da Silva, servidores do Detran expuseram a sua insatisfação com a postura de “não negociação” adotada, segundo eles, pelo Governo. “Falam tanto de isonomia, mas estamos sendo tratados sem igualdade. Queremos o mesmo tratamento dado à outras categorias. Na última reunião que tivemos na Seger, além do secretário não nos atender, fomos informados que não podiam mais negociar” comentou Helena da Vitória, presidente da Asserdes.
Informação confirmada por Ruth, que alegou que a Seger está aberta à negociação, mas que, por enquanto, não podem negociar até que “o novo plano de cargos e salários dos servidores do Detran, que atualmente se encontra na Procuradoria Geral do Estado, volte para a secretaria.”
Diante disso, os deputados propuseram uma reunião entre o Sindipúblicos; representantes dos servidores públicos doDetran-ES; os secretários estaduais de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Pablo Rodnitzky, e do Governo, Samir Furtado Nemer.
Com informações da Web Ales