

O Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (Sindipúblicos) realizou, em 5 de fevereiro de 2026, uma Assembleia Geral Extraordinária com os empregados da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES). O encontro aconteceu no auditório da entidade, na Rua Gama Rosa, nº 111, Centro de Vitória, e também contou com participação remota por teleconferência.
Entre os principais pontos de pauta discutidos e deliberados estiveram:
Durante o debate, os participantes manifestaram preocupação com a nova legislação que modifica a estrutura da ARSP, avaliando que a medida pode gerar conflitos de atribuições com a Ceturb e resultar em prejuízos financeiros, além de comprometer a autonomia da Companhia. Também foi discutida a necessidade de melhorias na infraestrutura de embarque do sistema aquaviário e o reconhecimento de que o governo deve assumir os custos operacionais deficitários desse modal.
Outro ponto central foi a preparação para o novo ACT, com a defesa de cláusulas que garantam a manutenção e ampliação dos direitos trabalhistas, valorizando a categoria que atua diretamente na mobilidade urbana e no transporte coletivo estadual.
“O que temos visto é que as obrigações da Ceturb têm sido constantemente ampliadas, com a inclusão do transporte coletivo estadual e não apenas da Grande Vitória, além da Rodoviária de Vitória, do aquaviário, da Rodovia do Sol e da Terceira Ponte. No entanto, não há investimentos proporcionais por parte do governo. Estamos sobrecarregados, sem reforço de pessoal ou estrutura adequada. Se o governo realmente defende a mobilidade, precisa investir no principal órgão responsável pelo gerenciamento dos modais existentes”, afirmou Mauro Ribeiro, vice-presidente do Sindipúblicos.
Durante a AGE foi eleita a comissão de trabalhadores que irá atuar na negociação do novo ACT entre Sindipúblicos e a direção da empresa. Ainda ficou definido que será produzido um documento em defesa da Ceturb e da valorização dos trabalhadores para ser encaminhado para o governo estadual.
Tem um artigo interessante ou um texto que gostaria de compartilhar com os companheiros? Ou talvez queira sugerir uma pauta? Envie um e-mail para jornalista@sindipublicos.com.br. Vamos juntos construir um Sindicato cada vez mais forte e atuante! Participe e faça a diferença!
Quem faz o Sindicato somos nós!
E quem representa você é o Sindipúblicos! Filie-se!
Texto: Douglas Dantas Foto: Reprodução