AGE do Sindipúblicos reúne trabalhadores pela valorização profissional e fortalecimento da Ceturb-ES 

Da prevenção à fila: os desafios reais do combate ao câncer 
6 de fevereiro de 2026
EXPEDIENTE SEXTA-FEIRA (6)
6 de fevereiro de 2026

O Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (Sindipúblicos) realizou, em 5 de fevereiro de 2026, uma Assembleia Geral Extraordinária com os empregados da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES). O encontro aconteceu no auditório da entidade, na Rua Gama Rosa, nº 111, Centro de Vitória, e também contou com participação remota por teleconferência.

Entre os principais pontos de pauta discutidos e deliberados estiveram:

  • Informes gerais da categoria;
  • Repasse da reunião com a presidenta da Ceturb, com destaque para os impactos da Lei Complementar nº 1133, de 22 de dezembro de 2025, que altera a estrutura da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP);
  • Situação jurídica envolvendo o nome da associação Alicerce;
  • Criação da comissão de negociação para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2026-2028;
  • Assuntos gerais de interesse dos trabalhadores.

Durante o debate, os participantes manifestaram preocupação com a nova legislação que modifica a estrutura da ARSP, avaliando que a medida pode gerar conflitos de atribuições com a Ceturb e resultar em prejuízos financeiros, além de comprometer a autonomia da Companhia. Também foi discutida a necessidade de melhorias na infraestrutura de embarque do sistema aquaviário e o reconhecimento de que o governo deve assumir os custos operacionais deficitários desse modal.

Outro ponto central foi a preparação para o novo ACT, com a defesa de cláusulas que garantam a manutenção e ampliação dos direitos trabalhistas, valorizando a categoria que atua diretamente na mobilidade urbana e no transporte coletivo estadual.

“O que temos visto é que as obrigações da Ceturb têm sido constantemente ampliadas, com a inclusão do transporte coletivo estadual e não apenas da Grande Vitória, além da Rodoviária de Vitória, do aquaviário, da Rodovia do Sol e da Terceira Ponte. No entanto, não há investimentos proporcionais por parte do governo. Estamos sobrecarregados, sem reforço de pessoal ou estrutura adequada. Se o governo realmente defende a mobilidade, precisa investir no principal órgão responsável pelo gerenciamento dos modais existentes”, afirmou Mauro Ribeiro, vice-presidente do Sindipúblicos.

Durante a AGE foi eleita a comissão de trabalhadores que irá atuar na negociação do novo ACT entre Sindipúblicos e a direção da empresa. Ainda ficou definido que será produzido um documento em defesa da Ceturb e da valorização dos trabalhadores para ser encaminhado para o governo estadual.

 

Tem um artigo interessante ou um texto que gostaria de compartilhar com os companheiros? Ou talvez queira sugerir uma pauta? Envie um e-mail para jornalista@sindipublicos.com.br. Vamos juntos construir um Sindicato cada vez mais forte e atuante! Participe e faça a diferença!

Quem faz o Sindicato somos nós! 

E quem representa você é o Sindipúblicos! Filie-se!

Texto: Douglas Dantas Foto: Reprodução