Vítima de racismo durante Eleições do Sindipúblicos reafirma sua posição

A estudante de Direito, Isabella Mamedi, diante a repercussão da agressão sofrida durante o processo eleitoral do Sindipúblicos, postou em suas redes sociais nota reafirmando sua posição de indignação contra os fatos. Segue abaixo nota na íntegra.

 

 

“SUA NEGRINHA FAVELADA! SUA FAVELADA, NEGRINHA!”

No primeiro dia do processo eleitoral, na última terça-feira(11), quando eu estava trabalhando na sede do Sindpublicos-ES, como fiscal pela Chapa 1, essas foram as palavras que saíram da boca da fiscal da chapa 2 quando foi cobrada sobre respeito ao processo eleitoral, em que a agressora repetidamente fazia boca de urna.

O fato foi publico! Não ocorreu entre eu e ela nos corredores, banheiro ou no cantinho. A integrante da Chapa 2 gritou para a rua inteira ouvir, na frente de eleitores, mesários, fiscais e trabalhadores do sindicato. A câmera do sindicato registrou todo o ocorrido (tanto a minha postura, bem como a dela). Eu e a agressora fomos conduzidas de viatura até o DPJ, sem sequer assistência da Chapa 2 desde fato até o presente momento. Pior! Ontem e hoje estão sendo divulgadas posições públicas colocando minha ética a prova, em completo descrédito a minha atuação política e desrespeitando a seriedade de tamanho absurdo, pauta indispensável da esquerda na luta antiracista!!

FOI A LUZ DO DIA! RACISMO EXPLICITO! E LEVAREI AS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS O PROCESSO POR INJÚRIA RACIAL!!!!

Por ter sido humilhada publicamente, a minha resposta também será! Escrevo esse post uma vez que me colocam na posição de PROVAR que fui ofendida. Até o presente momento não tinha exposto a situação, mas diante do desrespeito, venho publicamente exigir a devida condução do caso!

Minha reação seguiu o protocolo. Fui conduzida ao DPJ e, apesar de precisar muito daquele trabalho, não voltei para o processo diante de tanto constrangimento. O sindicato se posicionou, a Chapa 1 se posicionou e, pra minha surpresa, a Chapa 2 teve a postura mais irresponsável diante do ocorrido. E é isso que venho rebater públicamente, no espaço mas público que tenho condições de fazer hoje: NÃO ACEITAREI SER AGREDIDA E NEM DESRESPEITADA!!!!

No dia a agressora questionou inúmeras vezes se eu era sindicalizada, deu carteirada falando que fundou o sindicato, me chamou de “neguinha favelada” não só na minha seção eleitoral, como em outra (Ed. Fábio Rusck). Na frente dos mesários e trabalhadores do prédio a agressora ainda complementou dizendo que eu era moradora da Piedade.

Nenhuma dessas características para mim é demérito, pelo contrário, é currículo! Tenho muito orgulho do peso das histórias que minha pele e minha vida carregam. Todavia, não vou aceitar JAMAIS E POR NINGUÉM ser humilhada por esses ou quaisquer outros motivos.

No dia do ocorrido, o candidato a Presidente da Chapa 2, Mauro Ribeiro (candidato a senador pelo PCB com a campanha “vote preto”) me encontrou na saída do sindicato e disse que não compactuava com o ocorrido e que iríamos conversar em outro momento. Eu fui para casa, a campanha continuou e a agressora após o ocorrido voltou a fazer campanha normalmente.

Quando eu estava no DPJ, a resposta da Chapa 2, no sindicato, pelas próprias palavras do Mauro Ribeiro, o ocorrido “não era racismo, mas uma questão social (SIC) e que eu precisava ser mais compreensiva”.

Tudo bem, mais alguma coisa? Gostaria de lembrar que estive no lançamento da campanha do candidato, falando sobre solidariedade e unidade para enfrentar os próximos períodos, falando como Brigadas Populares ES. Esperava solidariedade acima das questões políticas, esperava a luta antiracista acima da disputa dos aparelhos, esperava respeito acima de qualquer outra coisa diante da violência!

Por isso, marco a direção das eleições pela Chapa 2, dirigente do PCB, Mauro Ribeiro – PCB, para saber: está valendo o que disse para mim na saída do sindicato ou as exposições que sua organização está circulando sobre mim e o ocorrido?

Três dias já se passaram, a resposta sobre o caso veio em forma de um pedido de impugnação das eleições protocolada pela chapa 2, que questiona a posição do sindicato de repudio ao ocorrido, na qual no dia NINGUÉM NEGOU, pelo contrário, confirmou e colocou debaixo de panos quentes! O que mudou?

Lendo a nota da unidade classista (representação nacional do PCB) exponho aqui todo o caso e marco as direções nesse post para dizer que acho intolerável essa postura!

Hoje pela manhã li a nota da Chapa 2, no perfil do Andre Moreira, em que ele não só questiona >>SE<< o fato realmente ocorreu, me taxando indiretamente de antiética e manipulada, bem como insinuando que o espaço para resolver isso é somente na justiça, uma vez que “a verdade é processual”.

Como militante ativa no estado e no Diretório Central dos Estudantes da UFES, venho publicamente exigir respeito pelo ocorrido e cobrar as posições e OS ENCAMINHAMENTOS das direções e figuras públicas do PCB e PSOL – ES sobre tamanha bizarrice.

Aguardo resposta!

Nota do sindicato: http://www.sindipublicos.com.br/sindicato-repudia-racismo-…/

Nota da chapa 1: https://www.facebook.com/juntosporquealutanaopodeparar/posts/2772206309670144?__xts__%5B0%5D=68.ARDWDo_Mskp4oKus0LpidzWtas70TLrU_GSMSbsRfBvk5Yn3UNpqjuBb8XPwxGUrLfIzgAyxFqpSBY6o8cTmjuaxWoO8-Y65CGTzhw1xuHiaXjGv96zeYixaavpxmpyCKcSpTdm-EFa7chlVcjDN76vo6sGq4HOoxxwtQrZp2y0105_0Qwo1F80IEHFq3sviqcEr6HWp4tzw-GMCmSZ5jEjFcPAzqSwni1IVhKLEDtYSBZvCv4TB8GgeozWX7ofxVat3kJMea_6bTpEKZD3PwO0w8bUUlw_bYH4LxCp-SPa-bHjAbYey-NYmLOk7N5avHwGOr8kn91gJB1Nzd66dFGfImVkX&__tn__=-R

Notas da Chapa 2: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=234748320758357&id=195899011309955

Reportagens sobre o caso: https://seculodiario.com.br/…/fiscal-e-vitima-de-injuria-ra…

Reportagem sobre o pedido de impugnação: https://seculodiario.com.br/…/chapa-da-oposicao-pede-anulac…

Nota da unidade classista:
http://unidadeclassista.org.br/uc1/3554

Nota das Brigadas Populares Nacional: https://m.facebook.com/brigadas.populares/photos/a.457119411052026/1902715876492365/?type=3&__xts__[0]=68.ARD4u1D4Gibr9C8uq0Gaaxt38h5dU–h7lr6IbeVQnY3Wsw9t7zHUCz1AD1W-wXaS1lIeM5pJhGygxdyGSoJCjQaTmwc2ZNEB44pjFhzyOreNgpFrSCoYwOmZf3BfoniZj5zhbf7r9WBSf0kyxQZhRihMLG6E3ycWiqcwfynDpxNbIWiWmx5ItGNbmtKF4hAuBmE0bdfNmWvRwGC&__tn__=-UK-R