Tradicionais festividades culturais capixabas estão na agenda dos próximos passeios

festa polenta

Os passeios do segundo semestre já estão com vagas abertas. Entre os destinos estão as tradicionais festividades culturais do Espírito Santo: Festa da Polenta e Festival de Sanfonas e Concertinas.

Festival de Concertinas

No dia 11 de setembro os sindicalizados embarcam com destino ao Festival de Sanfonas e Concertinas, realizado há 14 anos em Santa Teresa. Além de poder curtir todas as atrações culturais; como a apresentação dos principais sanfoneiros da região e exposição de flores; também está programada uma visita à tradicional fábrica de biscoitos artesanais.

A concertina ou acordeão diatônico é um instrumento de origem alemã e veio para o Brasil com os imigrantes europeus no final do século XIX. É um instrumento comum nas colônias alemães, pomeranas e italianas. São poucos, atualmente, os fabricantes mundiais de concertina e o Estado abriga a maior parte dessa cultura, onde se concentra o maior número de tocadores desse instrumento no mundo.

Festa da Polenta

Já no dia 16 de outubro será a vez de visitarem uma das mais famosas festividades do interior do Estado, a Festa da Polenta de Venda Nova do Imigrante. O ponto alto é o Tombo da Polenta, queijo gigante, além das apresentações de grupos tradicionais; atrações musicais e comidas típicas.

Entre os destaques da Festa da Polenta está o Paiol do Nonno. O local busca retratar o dia-a-dia das famílias nas primeiras décadas da colonização. Com uma programação que mistura forró a tradições antigas, no Paiol é possível conhecer a moagem de cana no engenho de boi, o moinho movido à água para milho e a fabricação de açúcar mascavo na hora.

No próximo dia 24, o destino será para Caldas Novas. Quem ainda não se inscreveu pode confirmar sua participação até a próxima segunda-feira, dia 22 de agosto. 

Os interessados em participar dos passeios devem entrar em contato com o Sindipúblicos no (27) 3205-4550 e se inscrever. 

 

Festival de Sanfonas e Concertinas – Santa Teresa (ES)

Dia 11 de setembro

Saída às 6h30 – Praça Oito

Retorno às 16 h

Visita a fábrica de biscoitos

Festa da Polenta – Venda Nova do Imigrante (ES)

Dia 16 de outubro

Saída às 6h30 – Praça Oito

Retorno às 17h.