Sindicalizados aprovam mudança estatutária e plano de Lutas

No último dia do VI Congresso, 07 de junho, os sindicalizados estiveram reunidos discutindo as propostas oriundas dos Grupos de Trabalho, entre essas a mudança estatutária. Entre os pontos aprovados estão a possibilidade das próximas eleições serem via internet, presencial e/ou por correspondência.

Outro assunto muito discutido foi o impacto do fim do imposto sindical nas receitas do Sindipúblicos. Apesar da diretoria ter apresentado que a previsão é de um rombo anual estimado em 200 mil, mesmo após os diversos cortes já realizados, tanto de custeio quanto de pessoal, os delegados presentes avaliaram como necessário aprofundar a discussão sobre o valor de uma nova taxa em uma assembleia específica. No último dia do Congresso, o diretor da Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindipúblicos, Amarildo Batista, anunciou sua renúncia ao mandato sindical, agradecendo aos presentes.

“Estamos vivendo um momento crucial no sindicalismo. Perdemos o imposto sindical, que sempre devolvemos aos filiados, mas o valor dos não filiados contribuia no financiamento da luta. Agora precisamos rever nossa arrecadação. Apesar de diversos cortes no custeio e até em pessoal, os valores arrecadados com as mensalidades não conseguem sustentar as necessidades do sindicato para atuar fortemente em defesa dos servidores e atendendo os sindicalizados”, comenta Tadeu Guerzet, presidente do Sindipúblicos.

Os delegados participantes reforçaram a importância da participação nas discussões. “Congresso muito bom! Aprendizado com os veteranos, aprendizado com os novos, aprendizado com as lutas de todos! E com essa bagagem maravilhosa vamos unir as forças para seguir rumo as conquistas promissoras! E somos sim, servidores de garra, conhecimento e diferenciados. Temos certeza que somos molas propulsoras na engrenagem de desenvolvimento do nosso estado!” comentou a servidora do Incaper, Maisa Costa.

Delegados Sindicais

Na sexta-feira também foram empossados os delegados sindicais que irão atuar em conjunto com a diretoria fazendo a articulação com a base contribuindo na divulgação de informações e no fortalecimento da luta.

Comissão de Ética

Os delegados também elegeram a nova Comissão de Ética do Sindipúblicos. Tendo agora como efetivos Maria Auxiliadora;  Amarildo Baptista; Marcilene Guimarães. Na suplência ficaram as servidoras Cristiana Ribeiro, Maria Isabel Medeiros, Danielle Bragança.