Servidores protestam contra Hartung durante entrega de obra inacabada

Apesar da tentativa de extinguir o Iema em 2017, o governador do Estado esteve nesta quinta-feira no terreno da autarquia para inaugurar o Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Eliezer Batista da Silva.

Diferente do sucateamento vivenciado pelo Iema, com vários problemas na infraestrutura e de falta de pessoal, o governo Hartung construiu um ‘palacete’ para abrigar o Centro, que terá uma ligação direta com a iniciativa privada por meio de parcerias já alinhavadas.

A inauguração se deu também às vésperas da data limite (07/07) para que candidatos realizem entregas de obras. Além disso, segundo denunciado pela CBN, o Centro está incompleto. Dos sete laboratórios do prédio, apenas três estão montados, os demais aguardam chegada de equipamentos.

Tamanho a contradição, os servidores do Iema de forma democrática e constitucional, ergueram faixas protestando contra a política de sucateamento da autarquia e a saída da Seama da estrutura física do Iema, para garantir a independência institucional da autarquia. O protesto teria causado ‘incomodo’ ao governador que mesmo tentando ignorá-los, se mostrou visivelmente constrangido.

Diante o fato, o Sindicato irá encaminhar denúncia aos órgãos de fiscalização e controle para devida apuração. O Sindicato cobra também que o governo respeite os servidores garantindo condições adequadas de trabalho, valorização profissional e a realização de concurso para as vagas necessárias para o devido funcionamento do Iema.

O Cpid

Localizado no Morro da Companhia, em Cariacica, anexo ao Iema, o Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento do Estado (Cpid) tem o objetivo de aliar Ciência, Tecnologia e Inovação para a implantação de ações estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo. O governo investiu mais de R$ 27 milhões, no espaço que é formado por sete laboratórios equipados com tecnologia de ponta, onde pesquisadores capixabas poderão desenvolver pesquisas e projetos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Espírito Santo.

• Cynara Azevedo

Muito bom!!!! Esse governador esta brincando com o povo.