• Notícias
  • Matérias

Servidores denunciam precarização dos serviços públicos e terceirizações na saúde

Durante marcha realizada na manhã desta quinta-feira (05) pelas ruas do Centro de Vitória, servidores públicos denunciaram à população capixaba os prejuízos oriundos da política de Hartung de terceirizações na saúde e a precarização dos serviços públicos.

Durante o ato várias lideranças sindicais e representantes da sociedade civil revezaram denunciando a precarização dos serviços públicos ligados à sua área de atuação. Os policiais civis lembraram do fechamento de delegaciais e a falta de viaturas, pessoal; os servidores da saúde relataram a falta de leitos, medicamentos, infraestrutura precária de hospitais e o alto custo das unidades já terceirizadas; na educação, foi lembrado o fechamento de turmas e escolas e a tentativa de extinguir a educação do campo; na agricultura, destacaram o abandono do governo aos programas de incentivo à agricultura familiar e o sucateamento do Incaper; na área de meio-ambiente, a falta de autonomia na fiscalização e tentativa de acabar com o Iema; entre outros problemas que afetam diariamente o cotidiano dos capixabas.

“Não podemos aceitar que o governo fique quatro anos congelando salários, cortando investimentos e precarizando serviços públicos e na véspera de iniciar as campanhas políticas, apareça com dinheiro para recuperar o tempo perdido. O capixaba tem que exigir gestores eficientes, que garantam serviços públicos de qualidade. Principalmente quanto aos serviços na área da saúde, fundamental para a sobrevivência de todos.” alertou Haylson de Oliveira, presidente do Sindipúblicos.

Os presentes reforçaram a importância de analisar os políticos que já estão em campanha, muitos conhecidos de gestões anteriores, que voltam com o discurso de se eleitos, irão fazer tudo diferente. É preciso relembrar os prejuízos à sociedade que cada um desses já cometeu, para que não se elejam políticos que mudam apenas de partidos/coligações mas continuarão a política praticada por Hartung e os últimos governos de concessões aos empresários financiadores de suas campanhas em prejuízo à sociedade.

• Maria Do Carmo Less

Também está deixando faltar medicação de suma necessidade na farmácia cidadã