Prefeituras da Grande Vitória concedem reajuste aos servidores, já o Estado…

Cumprindo os dispositivos legais constitucionais, de reposição inflacionária, as prefeituras da Serra, Vitória, Cariacica e Vila Velha já anunciaram a revisão salarial aos servidores.

Em Vila Velha, o reajuste será de 5% para todos os servidores do Executivo de Vila Velha, incluindo os aposentados e ainda de 50% no auxílio-alimentação.

Na Serra, os servidores também terão 5%, porém escalonado. Sendo 3% na folha de julho e 2% na de outubro. Também receberão R$50 a mais no valor do vale-alimentação a partir de janeiro de 2020.

Já a Prefeitura de Vitória também anunciou que irá conceder reajuste aos servidores de 4%. E Cariacica, ainda em fevereiro, concedeu 4,05% de correção inflacionária.

Ou seja, três das principais cidades capixabas, responsáveis por grande parte da movimentação financeira estadual, já garantiram o direito aos seus servidores. Inclusive com índices acima da inflação acumulada dos últimos 12 meses que ficou em torno de 3,86%.

Durante os anúncios, os prefeitos reforçaram que os reajustes são possíveis diante a reavaliação de gastos desnecessários que as administrações possuíam, que atuaram revendo contratos e demandas garantindo assim a valorização do servidor.

Enquanto isso, após cinco meses de governo, Casagrande continua sem garantir que irá conceder a reposição inflacionária das perdas salariais que já ultrapassam 32%. Apesar do governo já ter sido inclusive cobrado formalmente pelas entidades sindicais representantes dos servidores, nada ainda foi confirmado.

No VI Congresso do Sindipúblicos, será também o momento de discussão junto a base das estratégias e ações a serem tomadas para garantir a recomposição inflacionária das perdas acumuladas, que já ultrapassam 32%, bem como a revisão no auxílio-alimentação, fixação de data-base.

• Davel

O sindicato cobrou, mas qual foi o posicionamento do governador? Protocolar documento é fácil, para conseguir algo é preciso insistência, acompanhamento… Qual o andamento?????

• Estamos juntamente com as demais entidades dos três poderes pressionando para sermos recebidos pelo governador. Nada é fácil em tratando de pressão no governo. É necessário a participação de todos interessados, ou seja, toda a categoria de servidores públicos. Nas próximas semanas estaremos em congresso e será um momento de discussão juntamente com a base para definir as estratégias e ações a serem tomadas. Contamos com você!