Secretária de Comunicação e Sindicatos visitam TVE e Rádio Espírito Santo

Folha do Sindipúblicos analisa a crise financeira anunciada pelo atual governo
23 de fevereiro de 2015
Crise? Diárias no judiciário terão aumento de até 45%
24 de fevereiro de 2015

Andreia Lopes tve

Conforme acordado na última reunião realizada em janeiro entre os sindicatos e a secretária de comunicação do Estado, Andréia Lopes, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 23 de fevereiro, uma visita técnica nas sedes da TVE e da Rádio Espírito Santo.

O objetivo da visita foi a secretária conhecer “in loco” a situação caótica das emissoras, já denunciada algumas vezes ao governo do Estado pelo Sindipúblicos, Sindijornalistas e Sindicato dos Radialistas.

Antes de iniciar a visita, Andreia Lopes se reuniu com os diretores dos Sindicatos, tendo a participação da diretora da TVE, Marília Targueta, do presidente do sistema RTV, Sérgio Egito e do diretor administrativo José Neponucemo.

Na ocasião a secretária repassou as providências que já estão sendo tomadas. Quanto a sede, foi comunicado que o governador autorizou a mudança das emissoras, desde que seja para outro prédio público, sendo necessário assim fazer um estudo de viabilidade técnica e os custos para tal.

Quanto ao baixo valor destinado para investimento, de R$ 89 mil, aprovado no orçamento de 2015, foi anunciado que já foi aprovado um remanejamento de verba da Secom para garantir um valor próximo ao que estava previsto, de R$ 1,9 milhão. Com isso, garantiria as demandas emergenciais da compra de alguns equipamentos.

Já quanto a falta de pessoal, foi definido que a diretoria das emissoras irá readequar o atual quadro, tendo a possibilidade de alguns remanejamentos de outras secretarias. O concurso público, no entanto, continua suspenso.

Atualmente, as emissoras contam com 130 funcionários, sendo 59 efetivos, 36 estagiários e 35 comissionados. Porém, apesar da demanda de pessoal, existem servidores lotados na RTV, mas cedidos para outras secretarias / autarquias.

Após a reunião, foi realizada a visita nas emissoras. Na TVE, Andréia esteve em praticamente todos os setores, e conheceu a precariedade da situação, bem como o entorno do Teatro Carmélia. Na Rádio, a secretária visitou o novo estúdio, que apesar de toda estrutura montada, devido a falta de um computador, esse ainda não pode ser utilizado. Durante a visita, Andréia se mostrou sensibilizada com o quadro encontrado nas emissoras e disse estar disposta a contribuir para reverter os anos de falta de investimento e na mudança para uma nova sede.

Em comum acordo com os Sindicatos, foi definida uma comissão formada pela direção da RTV e com servidores para tratar emergencialmente da mudança para uma nova sede e posteriormente das demais demandas da categoria.