• Notícias
  • Matérias

Mais do Mesmo | Na véspera da Assembleia, governo convoca reunião mas não garante nada

O Governo Casagrande convocou uma reunião com as lideranças da Pública – Central do Servidor para nesta terça-feira, 10 de setembro, em plena véspera da Assembleia Geral Unificada.

Durante a reunião, conduzida pela secretária de gestão e recursos humanos, Lenise Loureiro, os representantes do governo repetiram o mesmo discurso anterior que continua a analisar a margem financeira e não garantiram quanto e nem quando será possível conceder algum percentual de recomposição inflacionária.

Mais uma vez, o governo também se justificou que a recomposição não foi concedida até o momento devido o Estado ter assinado a Lei de Renegociação das Dívidas (LCs 156 e 159), o que foi rebatido pelos diretores presentes que afirmaram que, pelo contrário, a lei garante que os estados cumpram o dispositivo constitucional que determina a recomposição anual.

Além disso, também questionarem o motivo do governo Casagrande negar o direito aos servidores, mas liberar verbas publicitárias e criar cargos comissionados (MP-ES), o que efetivamente está vedado na LC 159:

Art. 8

II – a criação de cargo, emprego ou função que implique aumento de despesa;
X – o empenho ou a contratação de despesas com publicidade e propaganda, exceto para as áreas de saúde, segurança, educação no trânsito e outras de demonstrada utilidade pública;

Diante a isso, os diretores reforçaram que irão encaminhar o retorno do governo para que as categorias deliberem na Assembleia Geral Unificada, nesta quarta-feira, às 10h, as próximas ações, inclusive com a possibilidade de decretação de greve.

A negativa do governo em conceder a recomposição inflacionária reforça a necessidade dos servidores estarem unidos e participarem da AGU. Participe! Convide seus colegas de trabalho, traga sua família e venham lutar pelos seus direitos.