Luta do Sindipúblicos e ASE’s garante concurso público na educação

EDHS decidem retomar a negociação pela reestruturação da carreira
21 de janeiro de 2022
ARTIGO | Aposentados, Governos precisam garantir dignidade
28 de janeiro de 2022

Recentemente o governo anunciou um concurso para a educação, incluindo 600 vagas para Agentes de Suporte Educacional.

Cabe registrar que essa demanda foi uma reivindicação histórica da luta dos profissionais que chegaram a realizar greve ainda em 2013 em que pleiteavam a reestruturação da carreira com garantia dos direitos como demais profissionais da educação e a abertura de novas vagas.

“Precisamos registrar que demoraram quase dez anos para cumprir uma lei aprovada ainda em 2013. Coincidentemente justamente durante uma nova mobilização que tem sinalizado até mesmo uma possível greve dos agentes de suporte educacional o governo abre o concurso. Mas temos outras demandas ainda não cumpridas” comenta Tônio Lúcio.

Além da luta por meio de atos e greves, o Sindipúblicos também ingressou na Justiça e no Ministério Público com o pedido da categoria. Sendo que o MPES reconheceu os argumentos apresentados pelo Sindicato para cobrar do Estado a realização de concurso público para ASE’s visto a ilegalidade da contratação de mão de obra temporária usada pelo governo para o preenchimento dessas vagas caracteristicamente efetivas. As ações do sindicato inclusive levaram o Tribunal de Contas a multar o então secretário de educação Haroldo Rocha por manter contratações temporárias irregulares ao invés de realizar concurso público.

O presidente do Sindipúblicos, Iran Milanez, destaca a importância da atuação sindical e mobilização das categorias. “Nada é feito por acaso pelos governos. Tudo é fruto de luta sindical e das categorias. Por isso temos que estar sempre atuantes, cobrando, nos mobilizando e reivindicando. Estamos juntos para ampliar cada vez mais as conquistas e direitos dos servidores.”

A mobilização continua fundamental para ampliar as conquistas. Nesta segunda-feira (31) está marcada a Assembleia Geral da categoria, a partir das 13h, em frente à Sedu. Participe!