IPAJM prorroga atendimento presencial apenas com agendamento

Diante a Pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Central de Atendimento (CAT) presencial do IPAJM segue até o dia 15 de julho com funcionamento diferenciado. Os aposentados, pensionistas, servidores e ex-servidores ativos estaduais, bem como os familiares, devem agendar os diversos serviços da autarquia previamente, por meio do teleatendimento do Instituto. Os números são 0800-2836640 e (27) 3201-3180.

A Portaria nº09-R, publicada no dia 15 de junho, no Diário Oficial do Estado, dispõe do rol de serviços, conforme listados abaixo, que podem ser marcados por telefone para que o segurado, no dia e horário devidamente agendados, compareça ao IPAJM para dar entrada na solicitação.

Serviços – agendamento por telefone

• Requerimento de pensão por morte, na qualidade de cônjuge, companheiro, filhos menores de 21 anos, menor sob tutela ou enteado menores de 21 anos, filhos maiores inválidos, filhos até 24 anos, se estudante universitário, e pais inválidos;
• Solicitação de cópias de processo por advogado vinculado ou representantes de classes sindicais;
• Requerimento de isenção do Imposto de Renda e Imunidade de Contribuição Previdenciária;
• Requerimento de declaração para outros regimes;
• Requerimento de Certidão de Tempo de Contribuição – CTC;
• Requerimento de declaração de beneficiários de pensão por morte.

Atenção! A comunicação de óbito do segurado ao IPAJM, enquanto perdurar a suspensão do atendimento presencial ao público da Central de Atendimento, deve ser realizada via e-mail (ipajm@ ipajm.es.gov.br), com o envio do formulário de comunicação de falecimento e da certidão de óbito do segurado escaneada.

Interrupção das perícias médicas

A Portaria nº09-R também prorroga até o próximo dia 15 de julho a dispensa do comparecimento de servidores públicos à sede do Instituto de Previdência Estadual para realizar perícias de renovação de licenças médicas já concedidas e novas licenças, se o segurado possuir laudo médico que ateste a continuidade ou o surgimento de problemas de saúde que o levaram ao afastamento.

Serviços on-line

É possível ter acesso a diversas informações e serviços da autarquia sem sair de casa, pelo site www.ipajm.es.gov.br No banner “Consulta de Processos”, por exemplo, localizado à direita da página, o segurado pode conferir o andamento de processos administrativos que tramitam no Instituto.

Para obter contracheques, basta entrar no link intitulado “Contracheque”, na parte superior dessa página. Em caso de dúvidas, o teleatendimento do IPAJM está à disposição de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para ligar de um telefone fixo, entre em contato gratuitamente pelo tel 0800 283 66 40. Esse número não recebe ligações de telefones móveis (celular). Já para ligar de um telefone móvel (celular), o número é (27) 3201-3180.