IPAJM deixa 2,5 mil aposentados e pensionistas sem pagamento

Beneficiários aguardando atendimento no IPAJM

O IPAJM suspendeu em torno de 2500 pagamentos de aposentados e pensionistas. Milhares de aposentados ao irem retirar seus benefícios na data de hoje, último dia útil do mês, conforme pagamento do Estado, foram surpreendidos em não terem o valor depositado pelo órgão.

O motivo foi devido a maioria desses não terem realizado a atualização cadastral no site do IPAJM. Porém, em sua maioria todos já tinham realizado a prova de vida presencialmente no Banestes.  Ao realizar a prova de vida, o entendimento da maioria é que não precisaria de mais um outro cadastro, no site do Instituto.

“Ou seja, mesmo provando que está vivo, o IPAJM cancelou o pagamento desses aposentados e pensionistas. São pessoas idosas, muitas com dificuldade de locomoção. É um total absurdo o que aconteceu. É um público que não tem acessibilidade digital.” comentou o servidor do Instituto, Guilhermo Milagres.

O Sindipúblicos já está tomando as medidas cabíveis. Procurado para se manifestar, o IPAJM encaminhou a nota abaixo:

Nota do IPAJM

“O Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) informa que o Recadastramento 2019 dos aposentados e pensionistas é composto de duas etapas obrigatórias – de acordo com a Portaria Regulamentar nº 02-R, de 08 de fevereiro de 2019, publicada no Diário Oficial em 11/02/2019 – sendo prova de vida (presencial), em qualquer agência do Banestes ou na Central de Atendimento (CAT) do IPAJM, e atualização de dados cadastrais, pela internet, no site www.ipajm.es.gov.br ou nessa Central.

O segurado impossibilitado de locomoção no período de seu recadastramento pode solicitar visita domiciliar. Tal medida visa atender aqueles com idade avançada, baixa mobilidade e que estejam enfermos. Além disso, nas escolas estaduais do interior do Estado foram disponibilizados computadores com acesso à internet para a etapa de atualização cadastral. A relação de escolas está disponível no site do Instituto.

Todas as informações sobre o Recadastramento 2019 constam no site oficial www.ipajm.es.gov.br, no banner em destaque na página principal. Os beneficiários foram avisados individualmente dessa ação por meio de envio de mensagens em contracheques, além de divulgações nas mídias em geral, tais como em jornais impressos de grande circulação, rádios, TV, sites jornalísticos, site de sindicatos, inclusive na página do Sindipúblicos. E mais: cartazes foram afixados nas secretarias, órgãos e autarquias estaduais, nas sedes de sindicatos e associações, bem como nas agências do Banestes, e ônibus de circulação na Grande Vitória.

O recadastramento foi dividido em 3 grupos de segurados. O primeiro grupo é composto dos segurados com nomes iniciados de “A” a “I”. Para este grupo o período de recadastramento foi de 11/03/2019 a 10/05/2019, com prorrogação até 17/05/2019. A previsão de suspensão de pagamento para os que não realizaram o procedimento era a data de 11/06/2019, porém o Instituto prorrogou esse prazo para 10/07/2019.

Houve a disponibilização de quatro listas nominais dos segurados que deveriam proceder a regularização do procedimento, no site do IPAJM, nas datas de 21/05/2019, 31/05/2019, 07/06/2019 e 12/07/2019, sendo que em 07/06/2019 a lista foi publicada também no Diário Oficial. Houve ainda a publicação nesse Diário de seis editais de convocação dos segurados não recadastrados para devida regularização.

A Comissão de Recadastramento, em conjunto com a empresa de teleatendimento do Instituto mantiveram contato individualizado com os segurados não recadastrados, mediante ligação telefônica e envio de mensagens, desde o início do mês de julho, informando aos mesmos a necessidade de regularização do procedimento. Esta atividade permanece em vigor para os demais grupos pertencentes ao recadastramento.

Agora, em julho, houve a suspensão de pagamento dos segurados que não realizaram o procedimento no período de 10/03/2019 a 17/05/2019, e não regularizaram até 10/07/2019.

O IPAJM providenciou a confecção de folha suplementar para restabelecimento do benefício dos segurados que regularizaram o recadastramento até às 18 horas desta quarta-feira (31). Cerca de 1.200 pessoas que regularizaram o procedimento terão o pagamento restabelecido em folha suplementar na data de 12/08/2019.

Os segurados que ainda não regularizaram o procedimento devem fazer o recadastramento. O benefício será restabelecido na folha de pagamento subsequente ao mês de regularização do procedimento, com pagamento dos valores retroativos a data de suspensão”.

• Ramiro Teixeira Lima

PASMEM O APOSENTADO SEM CONDIÇÔES DE LOCOMOÇÃO TEM QUE AGENDAR UMA VISITA, SABE DE QUEM? DE UM FUNCIONÁRIO DO IPAJM, ISSO MESMO. O IPAJM TEM PERNAS PARA ISSO? ABSURDO….