IPAJM adia para março/2022 início do recadastramento anual de aposentados e pensionistas

Transparência e controle social: importantes ferramentas de fiscalização e combate aos desvios de recursos públicos
4 de dezembro de 2021
Após denúncia do Sindipúblicos ao MPT, Idaf terá nova sede em Linhares
6 de dezembro de 2021

O Recadastramento anual obrigatório, por meio de “Prova de Vida”, dos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), que aconteceria no próximo mês de janeiro, foi prorrogado para março de 2022. É o que estabelece a Portaria n.º15-R publicada, nesta sexta-feira (03), no Diário Oficial do Estado.

“O recadastramento será presencial, e por ainda estarmos num período pandêmico – sendo necessário continuar com os cuidados de prevenção ao novo Coronavírus – e de a vacinação em massa que ainda não ter sido finalizada, optamos em alterar o início dessa ação estendendo para março do ano que vem”, explicou a coordenadora do Recadastramento, Márcia Fiorotti.

Clique aqui e confira a normativa na íntegra!

A coordenadora também informou da importância do Recadastramento, e que o procedimento deve ser realizado no mês de aniversário do segurado. “A realização dessa atividade possibilita que a pessoa comprove que está viva, e, dessa forma, continue a receber o seu benefício previdenciário”, disse Márcia Fiorotti, que ainda esclareceu que a ação não envolverá atualização de dados cadastrais, e sim somente a “Prova de Vida”.

Destaca-se que, conforme prevê em normativas do Recadastramento, é obrigatório que todos os aposentados e pensionistas, civis e militares, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Ministério Público participem dessa atividade.

Quando fazer o recadastramento “Prova de Vida”?

QUAL O MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO?QUANDO DEVO FAZER O RECADASTRAMENTO “PROVA DE VIDA”?
MARÇOEM MARÇO DE 2022
ABRILEM ABRIL DE 2022
MAIOEM MAIO DE 2022
JUNHOEM JUNHO DE 2022
JULHOEM JULHO DE 2022
AGOSTOEM AGOSTO DE 2022
SETEMBROEM SETEMBRO DE 2022
OUTUBROEM OUTUBRO DE 2022
NOVEMBROEM NOVEMBRO DE 2022
DEZEMBROEM DEZEMBRO DE 2022
JANEIROEM JANEIRO DE 2023
FEVEREIROEM FEVEREIRO DE 2023

As regras específicas sobre o Recadastramento, como o local onde os segurados devem comparecer para a “Prova de Vida”, horários, documentação necessária, estão previstas para serem divulgadas no mês anterior ao início do recadastramento.

INFORMAÇÕES

Em caso de dúvidas, acesse o site do IPAJM ou entre em contato com o serviço de teleatendimento da autarquia pelos números 27 3201-3180 e 0800-2836640, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Fonte: IPAJM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − quatro =