• Home
  • Notícias
  • Matérias
  • Iniciado recadastramento obrigatório para beneficiários do Ipajm com iniciais de A a I

Iniciado recadastramento obrigatório para beneficiários do Ipajm com iniciais de A a I

 

Teve início nesta segunda-feira (11) o recadastramento obrigatório dos aposentados e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Estadual (ES-Previdência) com iniciais do nome de A a I.

O processo do recadastramento é obrigatório para os cerca de 40 mil beneficiários que fazem parte dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas. Vale destacar que o beneficiário que não proceder o devido cadastro, que é obrigatório, terá o seu benefício suspenso.

Para efetuar o recadastramento, a pessoa deve participar de duas etapas: prova de vida, comparecendo a uma das agências do Banestes, distribuídas por diversos municípios do Estado, e atualização de dados cadastrais, no site www.ipajm.es.gov.br, clicando no banner “Recadastramento 2019”. Nessa página é possível conferir o passo a passo de cada fase dessa ação.

Os beneficiários que residem no interior e não têm acesso a computador para fazer o cadastro de dados online podem ficar tranquilos. O Edital divulga uma lista de escolas estaduais onde estará disponível, em cada local, um equipamento para acesso, tanto dos aposentados, quanto dos pensionistas do Instituto.

Período de cadastro determinado pela letra inicial do nome

Atenção: o período em que os aposentados e pensionistas precisam proceder com o recadastramento é determinado pela letra inicial do nome. Por isso, aqueles com iniciais de A a I, por exemplo, terão que fazer tanto a prova de vida quanto a atualização cadastral a partir desta segunda-feira (11), conforme consta no quadro abaixo. Em seguida será a vez dos beneficiários com iniciais de J a M e, por último, os que têm inicial do nome de N a Z.

Todas as regras do Recadastramento 2019 estão disponíveis na Portaria nº 02-R, publicada no Diário Oficial do dia 11 de fevereiro/2019.

Prova de vida presencial

O beneficiário deve comparecer a uma das agências do Banestes munido de documento de identificação com foto – como carteira de identidade (RG) ou de habilitação (CNH) – e número funcional, e se dirigir a um dos guichês de atendimento. Após o término do procedimento, a pessoa receberá um comprovante, entregue pelo atendente do Banco, que comprovará a participação nessa etapa.

Atualização de dados cadastrais

Para fazer a atualização de dados cadastrais, basta acessar o site do IPAJM www.ipajm.es.gov.br, e entrar no banner Recadastramento 2019. Ao final desse processo será emitido recibo para atestar a conclusão da atualização.

Casos especiais

Os aposentados e pensionistas que residem em outro estado ou país, ou que não podem se locomover a uma agência do Banestes para fazer a prova de vida, ou são incapazes, entre outros casos específicos, devem acessar o site www.ipajm.es.gov, e clicar no banner Recadastramento 2019 para saber como devem se recadastrar.

Outra opção é entrar em contato com o teleatendimento do IPAJM nos números (27) 3201-3180 e 0800-2836640, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

 

Dúvidas?

www.ipajm.es.gov.br, no banner Recadastramento 2019;

Teleatendimento IPAJM: (27) 3201-3180 e 0800-2836640;

Central de Atendimento do Instituto, localizada na Avenida Cezar Hilal, nº 1345, bairro Santa Lúcia – Vitória/ES.

Fonte: Ipajm