Diretoria do Sindipúblicos se reúne com corregedor-geral do Estado

A diretoria e o jurídico do Sindipúblicos estiveram reunidos com o corregedor-geral do Estado, Helmut Mutiz D’Auvila na última quinta-feira 07 de fevereiro.

Na ocasião, foram encaminhadas as principais demandas dos servidores quanto a atuação das corregedorias dos órgãos e autarquias.

Entre esses pontos, foi ponderado a necessidade do Estado cumprir os requisitos constitucionais garantindo que apenas servidores efetivos atuem nas corregedorias, corrigindo assim situações como vem acontecendo na Sedu, em que diversos servidores reclamam de perseguição.

Ainda foram discutidos a necessidade do governo realizar campanha de conscientização, por meio de materiais como cartilhas, apontando os deveres funcionais e éticos, inclusive dos gestores; bem como a necessidade de combate ao assédio moral.

Durante a reunião, Helmut se mostrou aberto para ouvir e analisar as sugestões concordando entre os pontos que é primordial criar e padronizar os procedimentos.

O Sindicato avalia como um ganho ao serviço público o governo ter escolhido como corregedor-geral um servidor efetivo, evitando assim um emparelhamento político do órgão. Helmut Mutiz é formado em Administração com especialização em Gestão Pública e Contábil, auditor de carreira na Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) desde 2010, onde já ocupou os cargos de ouvidor-geral (de 2012 a 2014) e de secretário de Estado de Controle e Transparência (agosto a dezembro de 2014).