Dia 30, todos de preto na Terceira Assembleia Geral Unificada

Na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro, o Sindipúblicos e demais entidades participantes da Pública – Central do Servidor convocam os servidores para estarem presentes na Terceira Grande Assembleia Geral Unificada a partir das 10h na Praça do Cauê, próximo ao acesso à Terceira Ponte em Vitória.

A assembleia é mais um protesto contra o governo Casagrande em manutenção da política de cortes contra os servidores estabelecida pelo governo passado e mantida pelo então socialista que tem virado às costas aos trabalhadores mas mantém as benesses ao grande empresariado por meio de incentivos fiscais.

Os servidores cobram o respeito do governador às constituições federal e estadual no que tange à recomposição inflacionária no salário, que estão congelados desde maio de 2018 e ultrapassam 26,51% de perdas inflacionárias. Na prática, os servidores trabalham doze meses mas só recebem nove.

Apesar de Casagrande, durante a campanha ao governo do Estado ter prometido a recomposição inflacionária anual e ainda um estudo para recompor as perdas dos últimos anos, até o momento sequer atendeu aos servidores colocando cada hora um secretário para ‘dar uma desculpa’ de não garantir o direito constitucional.

No entanto, os servidores rebatem que o único motivo do governador não recompor a inflação é apenas política, uma escolha pessoal de seu governo. Essa teoria é reforçada mediante o Estado do Espírito Santo estar com mais de R$1,6 bilhão livre em caixa, com condições financeiras, fiscais e jurídicas de conceder a recomposição sem atingir os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal nem mesmo outros acordos feitos com a União.

“Estamos fazendo um movimento crescente. Cada vez mais servidores estão aderindo aos atos. As perdas estão se acumulando afetando o dia a dia das nossas famílias. Não tem como trabalhar com um salário tão defasado” comenta Tadeu Guerzet, presidente do Sindipúblicos.

Caso o governo continue a negar a recomposição, os servidores públicos poderão deflagrar uma greve geral.

 

Convocamos todos os servidores para a III Grande Assembleia Geral Unificada

Dia 30 de setembro, segunda, às 10h, na praça do Cauê – próxima a terceira ponte.

Vista-se de preto e participe!