Curtas

O espaço “Curtas” foi criado para destacar matérias de relevância para o servidor público, buscadas em todos os meios de comunicação. Todas as matérias publicadas terão suas fontes identificadas.

Afinidades

O presidente Temer disse a Vladimir Putin  que “a cultura russa está muito presente na sociedade brasileira”. Só se for a cultura da corrupção. (AG)

Entre amigos

Afastado ontem pelo STJ, José Antônio Pimentel é figurinha fácil nos eventos do governo Hartung. É o conselheiro com o perfil mais político do Tribunal de Contas do ES. (AG)

Retaliação

Todos os PMs que estão à disposição das  associações de militares terão que se apresentar ao setor de recursos humanos da Polícia Militar. Eles deverão retornar às suas atividades regulares nas unidades da corporação depois que o governo do Estado revogou o decreto que concedia aos policiais a disponibilidade às suas representações de classe.(AG)

A voz do povo…
De um internauta sobre a viagem do presidente à Europa: “Lá se vai o Temer, na Noruega, o país com o menor índice de corrupção no mundo, pedir investimentos no Brasil. É o mesmo que um caminhão de rapariga ir a Roma pedir ao papa uma ajuda para ampliar o Cabaré”.(AG)

Agenda de candidato
O vice-governador César Colnago (PSDB) caiu na estrada visando a campanha de 2018. Já passou por Domingos Martins, inauguração da Casa dos Braga, em Cachoeiro, Corpus Christi de Castelo e Festival de Inverno de Guaçuí. (AG)Saúde…meio ambiente?
O deputado estadual Esmael Almeida (PMDB) ressuscitou um projeto de 2016 de Luzia Toledo. Quer proibir a queima de pneus em manifestações, sob alegação de que causa prejuízo à saúde e ao meio ambiente. Esmael deveria legislar, por um problema bem pior: o pó-preto da ArcelorMittal e Vale. (SD)O fim da bagunça
A economista Ana Carla Abrão, em palestra no encontro do Ibef-ES, afirmou que a reforma tributária hoje equivaleria em importância ao Plano Real e seu impacto positivo na economia brasileira na década de 1990.

Tão perto, tão longe
O acesso do subsolo ao Ciretran de Vila Velha, no Boulevard Shopping, está fechado, embora seja o caminho mais curto para o órgão. Os motoristas têm que dar uma volta imensa por dentro do centro comercial para ter acesso à unidade do Detran.(AG)

Feriado (quase) antecipado
Terça-feira, 13 de junho, dia de sessão normal na Assembleia, certo? Não! Durou apenas cinco minutos, por falta de quórum. Foi aquele “burburinho” com cada deputado querendo explicar onde estava e por que. (SD)

Servidos?
O jantar de Temer com os governadores, na terça-feira, não lembra um país em crise. Além de salada, foram servidos risoto de camarão e filé mignon com molho funghi acompanhados de batatas. E vinho, claro, porque ninguém é de ferro. (AG)

No interior
Com popularidade embaixa, Hartung tá fugindo da Grande Vitória. O desfile oficial do Sete de Setembro será em Linhares, comandada por um de seus, ainda aliados políticos.

Moqueca classe A
No site do governo do Estado, há uma receita para a nossa moqueca capixaba. O problema é que os peixes indicados – robalo, badejo, papa-terra ou namorado – são bem carinhos. (AG)
Cadê a floresta?
O Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica (2015-2016), da Fundação SOS Mata Atlântica, mostra que o Espírito Santo está virando um grande deserto, principalmente no Norte, no Noroeste e no Sul. Portanto, não adianta rezar e fazer procissão para pedir chuva: Deus não desmata.(AG)
Porta-vozes
A Cesan acabou de fechar a contratação de curso de capacitação em media training por R$ 15 mil para seus empregados. Em tempos de notícias sobre a venda da estatal e denúncias sobre a má qualidade dos serviços, nada mais importante do que afinar o discurso. (SD)
Mistério
O Banestes comprou 40 mil resmas de papel A4 da Suzano Celulose ao preço de R$ 499 mil. Dá R$ 12,49 por resma. Ok, o preço está ótimo. Mas o que não se entende é, nestes bons tempos de internet, a utilidade. Eis a questão.(SD)
Quatro meses
Desde fevereiro, a relatora especial da ONU sobre execuções sumárias ou arbitrárias, Agnes Callamard, espera – em vão – uma resposta do governo brasileiro sobre a crise na segurança pública do Espírito Santo. (AG)

Morde e assopra
O senador Ricardo Ferraço decidiu ficar em cima do muro na polêmica sobre o PSDB sair do Governo Temer. Ele tenta separar o presidente das reformas: diz defender a saída do partido da gestão, mas que vai lutar pela aprovação das reformas Trabalhista e Previdenciária. (SD)

Cena política
Durante o lançamento do programa Campo Digital, no Palácio Anchieta, o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (PMDB), em seu discurso, observou a expressiva presença dos deputados e mandou esta comparação: “Está maior do que o quórum da sessão realizada hoje de manhã na Assembleia”. Será que os colegas curtiram? (AG)

Mais pra lá
O deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) anda com medo de delações. Apresentou projeto de lei para impedir “que delação vire bilhete premiado na mão de bandidos”. (SD)

Sina
O governador não dá sorte com contêiner. No passado, confinou presos nessas estruturas e virou o “senhor das masmorras” denunciado à ONU. Agora, alugou um contêiner para armazenar materiais – do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) -, mas, pegou fogo! (SD)

Hora extra?
No ponto de ônibus em frente à Ufes, às 21h20 de domingo, uma barulheira chamou atenção. Eram os motores dos aparelhos de ar-condicionado operando a todo vapor no edifício América Centro Empresarial, onde fica a nova sede do Detran-ES. Só as luzes da recepção, no térreo, estavam acesas. (AG)

Hospital?
Durante audiência pública para tratar da questão do Hospital Infantil, a presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), Teresa Cristina Cardoso Fonseca denunciou que o hospital sequer atendia aos protocolos estabelecidos pela Sobope.(SD)

‘Esculacho’
Tem razão o deputado estadual Bruno Lamas (PSB) de denunciar e pedir providências em relação ao depósito de carros que virou o canteiro da Avenida Civit, no Parque Residencial Laranjeiras, na Serra. Uma via importante, ocupada indevidamente pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos localizada no bairro. (FV)

Demorou
Finalmente uma iniciativa para mudar o nome da Avenida Dante Michelini, na Praia de Camburi, em Vitória. A Câmara abriu consulta pública online sobre estender o nome do viaduto Araceli Cabrera a toda avenida. A data do assassinato de Araceli, em 1973, depois de sofrer abuso, instituiu o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual – ela tinha nove anos.

Quem? Eu?

A propósito, Hartung realizou um evento só para comemorar os 30 anos de atuação da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), na última sexta-feira (12). O tema central, claro, era o controle dos gastos públicos e…combate à corrupção! Mas, embora tenha sido citado num suposto esquema desse, Hartung continua fingindo que não é com ele. Forçou a barra, com o oba-oba na Secont, não foi à toa… (SD)

Papelão

Durante a fala de Majeski na prestação de contas do Estado, o secretário-chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Júnior, parecia animador de plateia dos secretários e servidores que compareceram em peso à Assembleia, especialmente escalados para a famosa claque…(SD)

Papelão II

Pergunta-se: esse pessoal tem folga em plena quarta-feira? Gritar e bater palma a cada fala de Colnago, e vaiar as de Majeski, igual torcida organizada, sinceramente…vergonha alheia! (SD)

Ales economiza, mas não devolve

O presidente da Assembleia Legislativa, Erik Musso (PMDB), diz que vai conseguir economizar esse ano R$ 5 milhões. Mas diferente de outras gestões, não vai devolver o dinheiro. Ou seja, na prática não economizou! Usará todo o valor disponível! (FV)

Crise?

A Crise é só para o povo. Apesar do desemprego e da recessão que atinge aos servidores e demais trabalhadores, o lucro somado dos quatro principais bancos no país – Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander – cresceu 27,8% no primeiro trimestre comparado ao mesmo período de 2016. Foram mais de R$ 15,6 bilhões de lucro! (Valor Econômico).

Insegurança total

Hartung volta a carimbar sua marca registrada. De caos na segurança pública. Como nos dois primeiros governos, em 2017 o número de homicídios dolosos no primeiro quadrimestre atingiu assustadores 585 casos no Estado. Aumento de 36% comparado ao mesmo período do ano passado. Onde está o secretário de segurança? Existe ainda? (AG)

Censura na PM continua

Enquanto o caos da insegurança continua nas ruas, o governo Hartung só sabe perseguir quem questiona a falta de política pública na área. Nem o coronel reformado Edmílson dos Santos, ex-comandante-geral da PM, que usou as redes sociais para desabafar ficou, ileso. Segundo noticiado pela imprensa, o atual comando da PM está decidindo qual punição vai aplicar ao coronel. (AG)

A crítica do Coronel

“Vou nos quartéis e vejo um ambiente de insatisfação. Pessoas questionando o governo, o comando, as mudanças no nosso Quadro de Organização, a lei de promoção, etc. Porém, quando busco o Facebook e WhatsApp, difícil ver uma viva alma fazer um questionamento. Será que é proibido questionar? Não faz parte do ambiente democrático? Ou o ambiente de terrorismo e retaliação está tão pesado assim? Será que vai acontecer igual ao que precedeu antes do movimento das mulheres?” Cel. Edmilson dos Santos (AG)

Política do circo

Em Venda Nova do Imigrante de Braz Delpupo (DEM) tá sobrando grana…e não é pouca. Só a dupla Zezé Di Camargo & Luciano vai embolsar R$ 260 mil na 29ª Festa Cultural e Turística, dia 13 de maio. Outros dois grupos vão faturar R$ 78 mil e R$ 72 mil, respectivamente, dos cofres municipais, totalizando R$ 410 mil. (AG)

Transparência?

Mais uma vez o secretário de transparência Eugênio Ricas mostra o seu lado, em defesa dos gestores. Tal qual outras vezes, no caso do esportista que recebeu bolsa, ele isenta de responsabilidades a secretaria de esportes de Max da Mata e critica apenas o atleta. (AG)

Exceção?

A inclusão do capixaba Luan Garcia Teixeira, 23 anos, jogador do Palmeiras e ex-Vasco por 11 anos (até abril deste ano), na lista de contemplados do Bolsa Atleta 2017, categoria Olímpico – R$ 4 mil mensais até 2020 mostrou a falta de controle do programa estadual. O fato contraria o decreto nº 4055-R que determina que atletas e paratletas que não residem por aqui e são vinculados a clubes de outros estados não têm direito a participar do processo seletivo. (SD)

Bomba-relógio

O senador Ricardo Ferraço foi o escolhido pela cúpula do PSDB para ser o relator da Reforma Trabalhista na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). Uma missão nada propícia em tempo de insatisfação generalizada da população em relação às mudanças. Ferraço, tudo indica, é a favor da reforma. (SD)

Nas redes

“Nada mais apropriado. A Reforma Trabalhista tramitará no Senado com o número 38. Um tiro contra os direitos dos trabalhadores”. (SD)

Ironia do destino
O ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que decidirá o futuro de Hartung na Lava Jato –  investigado ou não – construiu carreira no Rio de Janeiro, mas…é baiano! (SD)

Bola murcha

A poluidora ArcelorMittal não liga nada para o futebol capixaba. O grupo patrocina os times do Caxias, do Rio Grande do Sul (RS), e do Jorge Wilstermann, da Bolívia, mas optou por dar de ombros aos times locais, que nunca viram um centavo de suas ações de “responsabilidade social”. Aos capixabas, só mesmo as toneladas de pó preto, dia e  noite. (SD)

Sem prestígio
Em recente evento do Detran no Palácio Anchieta, o governo do estado foi pouco prestigiado. A ausência de lideranças políticas era tanta, que a imprensa teve que esperar em uma recepção para não ver como o Salão São Tiago estava vazio. (FV)

Banco Central ignora Evair
Evair de Melo não tá com nenhuma moral no governo federal. Uma resolução do Banco Cetnral, editada e ainda não publicada, autoriza as instituições financeiras a renegociar as operações de crédito rural de custeio e de investimento dos produtores rurais que tiveram prejuízos em decorrência de seca ou estiagem no Estado de Minas Gerais. Evair não conseguiu até agora incluir o ES. (FV)

Telhado de vidro
Se Hartung já não colocava a cara nas redes sociais desde a grave crise da segurança pública, para evitar o tiroteio, imagina agora. O Facebook dele continua parado no dia dois de fevereiro. Qual o sentido? Exclui, porque está feio. (SD)

Mantra da vez
A propósito, os dias passam, as delações envolvendo o governador continuam repercutindo no Estado e no País, e ele só repete uma palavra: delírio. (SD)

Agentes secretos?
Como tem PM com farda, mas sem identificação nas ruas. Vários deles durante a Greve Geral estavam sem identificação. Pode isso, coronel Nylton? (AG)

Caminho difícil
Quem tenta acessar os dados sobre a folha de pagamento da Justiça Federal no Espírito Santo tem que enfrentar uma maratona. O site exige que o pesquisador informe nome e número de um documento de identificação.(AG)

Caminho difícil 2
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo também exige identificação para acessar os dados da folha de pagamento dos magistrados. Embora a resolução 102 do CNJ não exija a identificação do interessado. (AG)

Na era do plástico
A Casa Militar ainda não entrou na era ecológica. O órgão está licitando a compra de copos descartáveis no valor total de R$ 1.144.(AG)

Fora do mapa
Estudo divulgado há poucos dias pelo buscador de hotéis Trivago e publicado no portal do Ministério do Turismo mostra os 25 destinos mais procurados do país. Nenhuma cidade do Espírito Santo consta da lista. A custosa campanha #AmorS2es pelo visto não surtiu efeito apesar da milionária verba publicitária. (AG)

E a transparência?

Coisa estranha: há quase um ano o site da Assembleia Legislativa não divulga as viagens dos deputados. O povo paga, o povo quer saber.(AG)

Líder gastão
O governo do estado vem reforçando o discurso da austeridade, mas, na Assembleia Legislativa, seu líder, o deputado Gildevan Fernandes é o campeão de gastos com combustível.  De janeiro, mês de férias dos parlamentares, até março o parlamentar já gastou 2544 litros, o que custou R$ 8,6 mil ao contribuinte. (FV)

Denúncia grave
O Sindisaúde-ES denuncia que a sala de emergência do Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria está com o dobro de pacientes que a capacidade suporta. A rede de oxigênio do prédio está sofrendo quedas e colocando em risco a vida de entubados, que podem, a qualquer momento ficarem sem a respiração artificial.(FV)

Judas baianinho

No Centro de Vitória, bonecos pendurados em postes das principais ruas do bairro carregavam no peito a identificação Paulo Hartung. Tinha também o governador junto com o presidente Michel Temer e referências à Lava Jato e “Vale propina”. (SD)

Cenas de rua

Na Ilha das Caieiras, em Vitória, Hartung teria sido hostilizado pela população em um restaurante, durante o 13º Festival da Torta Capixaba. Estava, como dizem, acompanhado da mulher Cristina Gomes e de seguranças. (SD)

Relações perigosas II

A Fibria, imagina, empresa que tem um longo histórico de violações em Aracruz, inclusive com a omissão do poder público, é que vai capacitar os gestores escolares do município e, ainda, desenvolver ações com os estudantes. Com tantos interesses em jogo, você aposta em capacitação ou lavagem cerebral indireta? (SD)

Sem política

O deputado Esmael de Almeida (PMDB) apresentou o projeto que institui o dia estadual de luta contra a doutrinação política e ideológica nas escolas. No ano passado, o deputado Hudson Leal (PTN) tentou emplacar o projeto do Escola sem Partido, mas não conseguiu prosseguir. Magno Malta (PR) também não alcançou a maioria para levar à frente a proposta. (SD)

PF x Hartung

Enquanto a Polícia Federal vai investigar empresas que devem R$ 9 bilhões no Estado, Hartung tenta amenizar o crime fiscal com o Refis, livrando os sonegadores e ainda dando descontos para os maus pagadores. (SD)

Desperdício
A propósito destes tempos, lembremos do grande Paulo Francis: “Qualquer imposto no Brasil é doação, pois não há serviço em contrapartida”.(AG)

Terão coragem?

Por uma questão de coerência, os deputados capixabas que votaram contra o Uber deveriam abrir mão dos seu veículos oficiais com motoristas pagos pelo povo. (AG)

Ruim de conta

O governador Paulo Hartung (PMDB) tem dito por aí que as 17 unidades da Escola Viva reúnem hoje dez mil alunos. No entanto, os números oficiais indicam pouco mais de seis mil. Reprovado em Matemática, governador? (SD)

Aliás…

Enquanto o governador vai fazer aula inaugural em escola municipal em Conceição da Barra, na cidade vizinha, São Mateus, os alunos fazem protesto contra o fechamento de turmas. Foram mais de 500 em todo o Estado, além de escolas e turnos. (SD)

Novela sem fim
O diretor-geral do DER-ES, Enio Bergoli, diz que a meta do governo do Estado é estabelecer o fluxo de veículos e pessoas entre Vila Velha e Cariacica, na Rodovia Leste-Oeste, “antes do fim do ano”. Não falou de que ano, mas tomara que seja o atual.(AG)

A dúvida
A Justiça mandou a mulher de Sérgio Cabral sair de Bangu 8 e ir pra casa “para cuidar dos filhos”. Vem cá, e quando o casal fazia farra com dinheiro roubado, pelo mundo afora, quem tomava conta dos rebentos? (AG)

Ficção legislativa
Essas prestações de contas de prefeitos e governadores viraram, com raras exceções,  um espetáculo de subserviência explícita do Legislativo ao chefe do Executivo de plantão.  Ficou feio. (AG)

Em meio à crise…
Em meio às apurações que a PM está fazendo, após a crise da segurança, duas comissões foram nomeadas dentro da corporação: uma para organizar as comemorações dos 182 anos da PM e outra para analisar as propostas de concessão do título “Amigo da PM”. (AG)

Como não fazer

Interessante a viagem feita a Pernambuco pelo secretário de Segurança, André Garcia, e pelo deputado, Gilsinho Lopes (PR). Disseram que foram conhecer o funcionamento do Disque Denúncia, para aplicar as “modernizações” ao 181 no Estado. Mas logo Pernambuco onde o índice de homicídios é de 47 por 100 mil habitantes? (SD)

Gastos no Cais
O governo vai gastar R$ 60 mil para contratar empresa para substituir o tapume da obra e fazer reparos na calçada do empreendimento. E outros R$ 4,55 milhões para contratar empresa que vai gerenciar a obra parada. Estima-se que ainda sergão gastos mais R$ 80 milhões para finalizar o espaço cultural. (AG)

Crime ambiental

O procurador da República, Jorge Munhós, durante seminário comemorativo ao Dia Estadual de Proteção ao Rio Doce na Assembleia, disse que “está claro crime cometido contra a vida e o meio ambiente, pela Samarco e controladoras, a Vale e a BHP”. Ele lembrou que desde 2009 a barragem começou a dar sinais de problemas e nada foi feit. (AG)

Para copiar
Essa é a proposta que merece ser copiada! A Câmara de Vereadores de Alfredo Chaves aprovou projeto de lei para transformar terrenos baldios e abandonados da cidade em hortas comunitárias. (AG)

Mais um derrotado, nos braços de Hartung
Candidato ao Senado na chapa do ex-governador Casagrande, Neucimar Fraga (PSD) foi nomeado pelo governador Hartung para ser o novo subsecretário estadual de Desenvolvimento Econômico. Vai atuar na área de logística, transporte e comércio exterior, com foco maior no sistema portuário. (AG)

Medo do Digital
Em reunião com Raul Jungmann na Praia da Costa, o governador Hartung sugeriu ao ministro que crie um grupo de trabalho para discutir o chamado “terrorismo digital”. Acostumado a comprar os veículos de comunicação, ogovernador anda insatisfeito com as críticas nas redes sociais contra seu governo e vê como ameaças.

Sem magia
José Esmeraldo bateu duro no plano do governo de fundir o Iema com a Seama. “Aladim, volta para a lâmpada”, disse o deputado em referência ao secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira. (AG)

‘Popular
Está virando rotina a falta de educação do líder do Governo na Assembleia, Gildevan Fernandes (PMDB), em relação aos oradores escalados para a Tribuna Popular. Nessa segunda-feira (6), todos a postos, ele resolveu adiar os pronunciamentos – tiveram que retornar nesta terça.(SD)

Salada
Está aberta, mesmo, a temporada de nomeações políticas no governo Hartung. Tem subsecretário de tudo quanto é partido e gosto. Nos últimos dias, já deu até pra perder a conta.

Constatação
A Assembleia Legislativa não vai mudar nada. Continuará sendo uma extensão – bem comportada – do Palácio Anchieta.

Lava Jato no ES?
“Com a homologação das delações da Odebrecht e a Lava Jato avançando, muita gente em terras capixabas deve estar sem dormir, mas há um consolo: os presídios do ES são ‘modelos’ para o país, não há o que temer! E pode ser até que seja uma oportunidade para alguns usufruírem das próprias obras!” (Sérgio Mageski)

Cof, cof
O Iema converteu uma multa de R$ 3,3 milhões à Vale em serviços ambientais. Deverá executar um projeto de modernização da gestão e transformação de processos de negócio e sistema integrado de gestão pública para inovação dos serviços do Sistema Estadual de Meio Ambiente.

Do sol e dos remendos
A Rodovia do Sol, entre Setiba e o pedágio, está toda remendada, fazendo os carros sacudirem. Lembrando que o pedágio está a R$ 9. A ARSP anunciou que irá aplicar uma multa de R$ 144 mil e exigiu a retomada imediata do serviço de conservação do trecho. (AG)

Queimou a língua
Enquanto o Tribunal de Contas critica a transparência dos portais das Câmaras Municipais, o portal do órgão aparece em 21º lugar no ranking elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. Façam o que digo, não façam o que eu faço…

Viajante
O governador segue com sua agenda cheia…fora do Estado! Nessa quarta-feira (1º), ministrou mais uma palestra, com o tema, Quando a disciplina fiscal compensa, na Conferência Latino-Americana de Investimento, em São Paulo. Quem está pagando as viagens!?!

Idosos deficientes
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara aprovou projeto de lei que classifica como idosa a pessoa com deficiência a partir dos 50 anos (PL 1118/11). A justificativa é devido ao envelhecimento precoce. Se aprovado, milhares de pessoas serão beneficiadas.

Na sala de Justiça
O Tribunal de Justiça vai pagar R$ 161 mil ao mês pelo aluguel de 20 salas na Enseada do Suá? Dá mais de R$ 8 mil por sala. Caro, não? Na região, a média de preço fica entre R$ 1,5 mil e R$ 4 mil. (AG)

Fazendo as contas…
O Ministério Público de Contas anuncia que pediu esclarecimentos à PMV sobre o aumento da tarifa dos ônibus municipais. Mas por que o MPC não fez o mesmo com o Estado e com as Prefeituras de Vila Velha e Cachoeiro? (AG)

PGE cria núcleo para combater corrupção
A PGE criou o Núcleo de Anticorrupção e de Improbidade Administrativa. Entre outras atribuições, o órgão poderá ingressar com ações contra servidores e secretários de Estado suspeitos de cometer alguma irregularidade. Só falta o governador, mestre em ilegalidades, dar o exemplo.

R$ 1 milhão pra poucos
A reforma do prédio onde funcionava a 2ª Delegacia Regional de Vila Velha, antigo DPJ, em Jaburuna, está custando quase R$ 1 milhão. Mas pouca gente sabe: a placa que mostra o valor da obra fica escondida dentro do pátio da delegacia.(AG)

Descubra
Foi publicada no Diário Oficial a resolução do Comitê de Avaliação do Programa de Incentivo ao Investimento no Estado (Invest-ES), dando conta da aprovação dos critérios e
diretrizes para concessão de benefícios para empresas do segmento de logística. Tudo isso seria legal, se não fosse um detalhe: a publicação não revela quais são esses critérios e
diretrizes. Ou seja, tudo continua às sombras – como sempre.(SD)

Projetos úteis?!?
Cerca de 20% dos projetos de lei apresentados pelos deputados estaduais entre junho e dezembro de 2016 foram para instituir datas comemorativas, nomear vias e declarar
entidades como de utilidade pública. Luzia Toledo (PMDB) foi a grande campeã das datas comemorativas. Na lista estão dias do endocrinologista, ikebana, futebol capixaba, baianas
das escolas de samba, entre outras.

Força, Lúcia!
Finalmente, 18 dias após tomar posse na diretoria do DIO, Lúcia Dornellas (PT), apareceu para trabalhar: foi no final da tarde de segunda. (AG)

De novo?
Relatos nas redes sociais denunciam que durante o protesto dessa quarta (4), contra o aumento da tarifa do Transcol, soldados da PM mais uma vez fizeram abuso de autoridade
ameaçando com arma em punho os manifestantes que filmavam a ação policial. Algo a dizer, André Garcia? (SD)

Pagamento

O governo irá pagar o salário de dezembro na próxima quarta, 21. Apesar de dizer que as contas estão em dias, Hartung ignora a legislação que determina que todo salário deve ser recomposto anualmente. Já são 3 anos sem reajuste, com perdas superiores à 20%. Governar assim, é fácil!

Defasagem

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa finalmente recebeu a professora da Ufes, Surama Zanini, que apresentou a constatação que o Rio Doce foi contaminado por cádmio, chumbo e arsênio em peixes e crustáceos. A apresentação estava marcada para 21 de novembro, mas foi desmarcada por que a Ales não tinha os programas para suportar a apresentação. (SD)

A versão
Diferente do que o governo do Estado afirma, não é a agricultura a grande consumidora nos Rios Jucu e Santa Maria. A pecuária, a irrigação e aquicultura utilizam  6%, abastecimento público (87%) e indústria (7%) no Jucu. No Santa Maria, o abastecimento fica com 47% dos recursos hídricos,  a indústria com 46%, a irrigação com 5% e a pecuária, 2%.(AG)

Barulho

Mesmo em crise, os deputados estaduais aumentaram o valor das emendas de R$ 500 mil neste ano para R$ 1,2 milhão para 2017. Já no Congresso, cada um irá dispor de R$ 16 milhões para fazer “política” em suas áreas de atuação. (SD)

Luxo
Sábado, às 15h40, uma madame fazia compras no Carone de Jardim da Penha. E qual o problema? Bem, talvez o problema seja o carro que ela utilizou para cumprir a rotina doméstica: um Peugeot 206 sedan, a serviço do governo do Estado, com placa NQN-6659. (AG)

A perder de vista

Por falar em Hartung, ele foi mais uma vez a São Paulo vender sua “política de austeridade fiscal”. Foram pelo menos três palestras só na semana passada, lá e por aqui também. Gente, não dá nem pra contar mais! (SD)

A gente já sabia
O presidente da Petrobrás, Pedro Parente elogiou o ritmo de exploração do petróleo no Estado. “O Espírito Santo produz 400 mil barris por dia. O Brasil levou 30 anos para atingir 300 mil/dia”. Só falta o governador Hartung distribuir as receitas provenientes investindo nos serviços públicos.

Recuou
Chamou atenção o requerimento do deputado Da Vitória (PDT) pela retirada da criação da CPI do Samarco, que teria o objetivo de “apurar responsabilidades em nível estadual pelo acidente [acidente???????]” do rompimento da barragem em Mariana (MG). Primeiro, acidente não, crime! Segundo: o que fez Da Vitória desistir? (Século Diário)

A novela continua
O governo federal suspendeu por um ano a demarcação dos terrenos de marinha. Ou seja, daqui a um ano a população vai ser surpreendida outra vez pela demarcação, e os políticos vão dizer que a taxa de marinha é absurda.

Cultura do mosquito
O ministro da Cultura, Roberto Freire (PPS), participou esta semana das ações do Dia D da Dengue em Vitória. Tomara que Sua Exa. volte aqui um dia para anunciar alguma ação em favor da Cultura.

Mais, muito mais
O governo do Estado colocou no ar seu novo site. Mas… o portal poderia estar mais atualizado: informa que a população do ES é de 3.578.06 (dados de 2011), mas, segundo estimativa do IBGE, em 2016 já estamos com 3.973.967 habitantes. (AG)

Bancos públicos, juros privados
O governo Temer enterra a era lulista, em que os bancos públicos barateavam o crédito para particulares e empresas. Agora, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal operam com parâmetros privados. Taxa do cartão de crédito da Caixa, por exemplo, já é a segunda maior do mercado – anos atrás, era a mais baixa. O Banco do Brasil, no final de 2015, praticava o juro mais baixo para a compra de carros novos.

Mais um evento
O governador Paulo Hartung (PMDB) participou no último dia 24 da abertura da Rio Oil & Gas, ao lado do presidente Michel Temer e do governador licenciado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB). Com seu enfraquecimento no Espírito Santo, perdendo a maioria das prefeituras em que apoiou candidatos, Hartung insiste em tentar se lançar como político nacional, mas até o momento, apenas ele e a mídia capixaba o valorizam.

Não andou
O promotor Marcelo Lemos, arquivou mais um inquérito civil contra poluidoras. Desta vez, o objeto era o “suposto excesso de pó preto na Praia de Carapebus, advindo da ArcelorMittal”. No início deste mês, Lemos fez o mesmo em relação a um inquérito para apurar denúncia de “possível despejo de resíduos retirados do Porto de Tubarão [administrado pela Arcelor e Vale] na Costa de Vila Velha”.

Fiscal do pedágio
A PRF anuncia que vai intensificar a fiscalização para quem passar no pedágio da BR 101 sem pagar. Não seria melhor aumentar a vigilância ao longo da rodovia?

Que país é este?
Numa noite, a Câmara dos Deputados vota a PEC de limitação dos investimentos nos serviços públicos. Horas depois, uma Comissão da Casa abre a porteira e aprova aumentos salariais generosos para categorias já privilegiadas. O custo da farra? R$ 2 bilhões no Orçamento de 2017.

Rezemos e oremos
O diretor-geral do DER, Enio Bergoli, informa que será possível trafegar pela Rodovia Leste-Oeste entre setembro e outubro de 2017. Alguém acredita nesta promessa? Quando secretário de Agricultura, a maioria de suas promessas não saíram do papel…

Vaquejada na mira
O secretário estadual de Agricultura, Octaciano Neto, que “abandonou” a pasta para fazer campanha eleitoral, agora vai lutar por interesses da vaquejada. No dia 25, ele vai a Brasília participar de ato público em defesa das vaquejada. Só falta ele lutar pela valorização dos servidores, isso….

Educação? Só particular
Enquanto as universidades públicas lutam por melhorias, o Ministro da Educação do governo Temer, com verbas públicas, irá à Cachoeiro de Itapemirim inaugurar um curso particular de Medicina. Será que vai dar tempo dele ir à Ufes e demais instituições públicas no Espírito Santo?

Chuva de poluição
A chuva anunciada para a última semana não veio, mas o pó preto, este não falha. No último dia 20 de outubro, principalmente à tarde, a Grande Vitória sofreu com a poluição vinda de Tubarão. Enquanto isso, os candidatos à prefeito preferem não falar no assunto nas cam

Digital

Notícias, consulta de processos, horário de ônibus, situação da carteira de motorista, multas por veículos, pesquisa no Diário Oficial estarão acessíveis, no aplicativo “ES na Palma da Mão”, desenvolvido pela Prodest. Posteriormente, poderão ser consultados também boletim escolar, Boletim de Ocorrência e até antecendentes criminais. Será que vai funcionar? Estaremos de olho!

Campanha ao vivo

Tem deputado fazendo campanha eleitoral no plenário da Assembleia Legislativa. E tudo transmitido ao vivo pela TV Ales. Será que o TRE está curtindo esse “programa eleitoral gratuito”?

Mobilidade arcaica

Enquanto diversas cidades no Brasil e no mundo já estão evoluindo na implantação de novos modais de transporte público, o Espírito Santo engatinha e mostra todo seu amadorismo. Um sistema que não é integrado com ônibus municipais, nenhuma opção sem ser ônibus, e o reflexo são esperas intermináveis nos pontos de ônibus, que em sua grande maioria não possuem nem mesmo abrigos.

Mudança na lei
A Assembleia vai votar mudança na lei do Bolsa-Atleta. A partir de agora, atletas nascidos fora do Estado, mas que pratiquem sua atividade  esportiva no ES há mais de cinco anos, poderão ser contemplados. Os paraolímpicos também receberão a bolsa.

Showman

Tá difícil encontrar Hartung em terras capixabas. No lugar de governar, o chefe do executivo virou showman dando palestras sobre como implantar o caos e garantir beneficiar ao grande empresariado. Nesta sexta (7/10) ele está ministrando palestra no Rio de Janeiro a convite de um banco privado, o BTGPactual. Quem está pagando essas passagens e demais valores das viagens?!?

Fazendo as contas
Causou furor ontem nas redes sociais o edital, da Secretaria de Segurança Pública, de compra de um pacote com 100 mídias de DVD gravável por R$ 38,34 a unidade, no total de R$ 3.834.

Simples assim
Leitor lembra que, em 1999, a entidade ambientalista Acapema propôs o plantio de uma árvore por habitante do planeta. Se pelo menos o Espírito Santo tivesse feito a sua parte…

Só outubro é rosa?
Até quando o poder público irá negligenciar a atenção que os pacientes de câncer requerem? Em outubro parece que tudo se reluz, enquanto isso nos demais meses pacientes sofrem com falta de medicamentos, exames e cuidados tanto nos hospitais públicos, quanto nos privados. Chega de marketing, vamos à ação!

Ditadura no Arquivo
Para melhor conhecer a história, o acervo do Fundo Dops/ES, composto por 78 caixas de documentos e aproximadamente 20 mil fichas de identificação, já está disponível para consulta na sede do Arquivo Público, no Centro de Vitória, ou no site da instituição: http://ape.es.gov.br/dops.

Nada de Reflorestar
Produtores rurais estão reclamando que o Reflorestar está praticamente parado. Dos 1,5 mil produtores atendidos pelo programa no ano passado, 800 ainda não receberam o recurso.

Segurança vencida
Policiais militares estão preocupados com a possibilidade de faltar coletes à prova de bala para eles trabalharem na eleição. Por sinal, a Comissão de Segurança da Assembleia já denunciou que aproximadamente 3 mil dessas peças estão vencidas.

Sem investimentos, sem eventos
Pelo visto a campanha #AmorS2es foi um fiasco. O setor de eventos, diretamente ligado aos investimentos em turismo, reclama que enquanto no país houve crescimento, o Estado teve uma queda de 22%.

Comércio virtual rende R$ 78 milhões ao ES

Apesar da crise, o Espírito Santo tem o que comemorar com a nova legislação tributária sobre o comércio virtual. De acordo com o Portal da Transparência, o Estado arrecadou, de janeiro até agora, R$ 78,3 milhões de ICMS referente à Emenda Constitucional 87/2015 por não contribuintes, ou seja, pessoas não jurídicas.

Marketing
Hartung, o governador mais viajado dos últimos tempos, está de novo em São Paulo. Adivinhe para quê? Bingo! Palestra com empresários. O tema do dia: “A experiência do Ajuste Fiscal no ES”. Deveria também explicar como continua impune em realizar pedaladas ao pegar empréstimos com os servidores ao não conceder o reajuste garantido em lei para fazer caixa.

Retaliação de Hartung

Nada de feriadão. Hartung resolveu retaliar os servidores após terem pedido o impeachment dele por crimes fiscais. Os servidores estaduais que atuam em Vitória, a folga será quarta (7) e quinta (8). Nas demais cidades, apenas na quarta. E todos terão que trabalhar na sexta (9). Agora, será que Hartung e secretários terão expediente na sexta?

Marcha civilizatória
Lembrando: a cultura é uma das mais nobres atividades humanas. Portanto, deveria constar dos programas de governo e da atuação de prefeitos e vereadores. Mas, infelizmente, não é isso que se vê.

Fique de Olho!

Os cartórios do Estado estão cobrando do contribuinte o pagamento do ISSQN referente aos atos de lavraturas de escrituras, procurações, registro e averbação de imóveis, entre outros documentos. Porém, a cobrança é ilegal. O decreto que institui a cobrança do ISS diz que a responsabilidade pelo pagamento é do prestador do serviço (os cartórios), e não do cidadão.

Crise no Jucu
Está tramitando na Justiça, desde maio, uma ação civil pública contra o Estado, ajuizada pelos promotores do Meio Ambiente de Vila Velha, em defesa do Rio Jucu. O MP quer obrigar o governo Hartung  a colocar em prática as politicas de recursos hídricos previstas em lei federal.

Uma crise danada

O Banestes irá gastar R$ 319.358,00 com “Kit Churrasco”, como informa ato publicado no Diário Oficial. O que tem nesse kit, sabe-se lá! Apenas informa que a empresa Customize Indústria e Comércio de Produtos Promocionais venceu a licitação e irá fornecer os brindes/kits.

Pagamento dia 31

O governo anunciou que irá realizar o pagamento dos servidores na data prevista em lei, dia 31 de agosto. O Sindipúblicos reforça que o Estado tem a obrigação legal de fazer o pagamento até o último de cada mês trabalhado.

Quem paga a conta?
Para um Estado que se diz falido, o governador Hartung anda viajando muito. Quem está pagando a conta? Será que a sua esposa irá à tira-colo também? No próximo dia 29 ele embarca para Holanda e depois vai para Singapura e Angola.

Índice preocupante
Apenas 36,1% dos professores do Ensino Médio do Estado atuam na área na qual se formaram. É o que apontam dados do Ministério da Educação.  A baixa remuneração seria o principal fator que contribui com esse fenômeno.

Saudação ao milho, já ao povo?
Diversas autoridades participaram de uma cerimônia, no dia 23 de agosto, para saudar a chegada de 25 mil toneladas de milho importado da Argentina com redução de impostos. Enquanto dão atenção aos milhos de fora, o povo anda sem conseguir comprar um pacote de fubá. Agora, com milho sem impostos, espera-se que o empresariado repasse para o preço dos produtos.

ICMS no tanque
Em São Paulo, o litro do preço do etanol custa em torno de R$ 2. Na Grande Vitória, passa de R$ 3,40. Tem jeito? Com a palavra, o novo secretário estadual da Fazenda, Paulo Roberto Ferreira, o homem do ICMS que encarece o combustível. (AG)

Mistério

O presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), deve ter esquecido por alguns segundos que a sessão é transmitida pela TV Ales. Nesta terça-feira (23), lá pelas tantas, apareceu ele dizendo, com gesto,  “ele recebeu para fazer a denúncia. O enigma agora é saber quem e o quê. (SD)

Ciretran, sujeira e falta de segurança

Os servidores da 3ª Ciretran de Vila Velha estão indignados com a tamanha falta de respeito. Na última segunda-feira, 08 de Agosto, se depararam com urina no chão da cozinha. A situação revela a fragilidade da segurança ao qual os servidores são expostos, reflexo da falta de investimentos do governo em concurso, o que sobrecarrega o atendimento gerando inúmeras reclamações. Em outras ocasiões foram encontradas até mesmo fezes na pia do banheiro.

Geração Ativa

Na próxima segunda-feira (15) serão abertas as inscrições para o novo ciclo do Programa de Preparação para Aposentadoria – Geração Ativa da Seger. Por isso, os servidores públicos estaduais que estão próximos de aposentar e desejam planejar a transição do trabalho para a aposentadoria podem participar do evento. O primeiro tema abordado será Legislação Previdenciária e as inscrições acontecerão no período de 15 a 19 de agosto.

Cadê a participação?

Foi derrubado ontem, na Câmara de Vitória, um projeto de resolução que propunha abrir, pelo site da instituição, espaço para a opinião da população sobre os projetos na pauta do dia. Questionados na tribuna por que votaram contra, nenhum vereador respondeu. Por que não ouvir o povo? (AG)

Hartung blinda EDP

Numa tentativa de blindar a EDP/Escelsa para evitar o máximo de concorrência, o governo Hartung continua cobrando ICMS para microempresários que geram sua própria energia solar. Em 18 Estados do país, o imposto já não é mais cobrado. Vale lembrar que Hartung foi um dos conselheiros da EDP.

Devagar, devagarinho

Os trabalhos de volta do recesso da Assembleia começaram bem lentos. A primeira sessão após as férias dos deputados abriu com sete parlamentares presentes e com o presidente praticamente implorando para os deputados comparecerem ao plenário. No fim das contas, a sessão caiu por falta de quórum para votação (16 deputados).

Na comparação…

O Tribunal Regional do Trabalho, TRT, que anda em dificuldades financeiras, gasta por ano cerca de R$ 3,5 milhões em auxílio-moradia para 66 juízes e desembargadores. Mais ou menos o valor que a instituição precisa até o fim do ano.

Junta, separa

No início deste ano, quando houve uma reforma ministerial, os sites do Ministério do Trabalho e da Previdência foram unidos em um novo site. E dinheiro público foi gasto com isso. Agora, com nova reforma do presidente em exercício Michel Temer, os sites foram novamente separados em dois novos sites. Mais dinheiro gasto…

Desafinou

A Secretaria de Controle e Transparência do Espírito Santo (Secont) abriu processo administrativo disciplinar para apurar supostas irregularidades praticadas pelos maestros da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo Helder Trefzger (titular) e Leonardo David Nascimento (adjunto). Os dois são acusados de improbidade administrativa. A informação foi publicada no Diário Oficial

TC, MP, Ales sem transparência

O Tribunal de Contas do Estado se autorreprovou no cumprimento das metas de transparência previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal. Dos 61 itens avaliados no Portal da Transparência do TCES, apenas 12 foram cumpridos integralmente. Ministério Público e Ales cumpriram dois. (AG)

Vescovi voltará?!?

Apesar de ser uma pessoa ‘non grata’ junto aos servidores, o governador Hartung manteve cativa a cadeira de Vescovi na Sefaz. Passados quase dois meses que ela saiu do governo estadual, o site da Secretaria da Fazenda ainda mantém o currículo da secretária como sendo a titular da pasta.

Caos das artes

Em sua prestação de contas na Assembleia, o governador afirmou  que só começa uma obra “se tiver os recursos integrais, para que ela tenha começo, meio e fim”. Menos o Cais das Artes, certo? Aliás, aquilo foi uma prestação de contas ou uma ação entre amigos? (AG)

Eu hein!

Recado aos deputados que fizeram questão de parabenizar o governador pela prestação de contas: não é gentileza, e sim uma obrigação legal!

ES sem representativa na Câmara

O Espírito Santo passa praticamente desapercebido no cenário político nacional, principalmente devido a representação pífia dos deputados estaduais, o que gera graves prejuízos ao Estado. Em recente disputa à presidência da Câmara, Evair de Melo (PV) teve cinco votos e Manato (PSD), dez. Se somados, os dois alcançarem míseros 2,92% de aceitação dos demais. É preciso os eleitores repensar seus representantes!

Precisa?

Será que um Governo que se diz ajustado precisa sacar milhões em depósitos judiciais, pedir autorização para contrair empréstimos de meio bilhão e, ainda vender o direito de ir e vir do Povo do Estado (criação de 14 praças de pedágios – Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz)? Aí fica difícil demais. (Euclério Sampaio/Ales)

Deputados mal avaliados

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aparece mal avaliada pelos eleitores ouvidos pela pesquisa De Olho no Poder – Eleições 2016. Apenas 10% deles avaliaram positivamente (ótima ou boa) a Casa de leis capixaba. (FV)

Temer fecha Mello Leitão

Mais um impasse do governo Temer, amigo de Hartung. O tradicional Museu Mello Leitão, fundado em 1949 por Augusto Ruschi em Santa Teresa, chegou ao fundo do  poço. Com a mudança de ministérios promovidos pelo presidente interino, o Museu saiu prejudicado e não abrirá mais suas portas ao público porque os contratos dos oito funcionários que prestavam serviço de limpeza no local foram encerrados. (AG)

Trabalhadores da Cesan mantém greve

Os trabalhadores da Cesan se reuniram em assembleia nessa quinta-feira (16) e decidiram manter o estado de greve até o julgamento do dissídio coletivo, marcado para o próximo dia 22. A Cesan se recusou a negociar o Acordo Coletivo, colocando como empecilho para negociar a crise hídrica e econômica, apesar do ótimo resultado financeiro da companhia. (SD)

Censo Anual dos aniversariantes de junho
A Seger continua promovendo o Censo Anual dos servidores do Poder Executivo Estadual. No mês de aniversário, os servidores devem obrigatoriamente atualizarem seus cadastros junto ao Recursos Humanos (RH) de sua unidade. Quem não renovarem o cadastro no prazo estabelecido deverá enviar uma justificativa ao RH. O comprovante de participação poderá ser solicitado ao atendente ou acessado pelo portal www.servidor.es.gov.br. Basta selecionar o menu “Serviços”, clicar em “Outros Serviços”, digitar o número funcional e a senha e escolher a opção “Censo Anual Comprovante”.

Seama sem ambiente
Em resposta ao ofício do vereador Osvaldo Maturano (PRB), que denunciava a poluição ambiental nas praias da Costa e Itapoã, o novo presidente da Seama, Aladim Cerqueira, respondeu que o assunto não é com o órgão, e sim com a Secretaria Estadual de Saneamento e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). (AG)

Perdão, Ruschi
Está completamente tomado pelo esgoto o córrego que passa dentro da área ecológica do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, fundado pelo ambientalista Augusto Ruschi em Santa Teresa. Foi organizado um abaixo-assinado para que o governo do Estado/Cesan tome alguma atitude. (AG)

Quem paga a conta?
Comitiva do Espírito Santo, entre esses com o deputado federal Evair de Melo (PV), vai ao Vaticano convidar o Papa Francisco a visitar o Santuário de Anchieta em 2017. É preciso uma comitiva para isso? E quem pagará a conta, mais uma vez os contribuintes? (AG)

Santos de casa…
Faz dez meses que a PEC que propõe o fim do recesso parlamentar no meio do ano está na Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa aguardando parecer. Se fosse algum proposição de Hartung, o dono da ALES, rapidinho os deputados já teriam votado. Mas já quando é pra beneficiar à sociedade, a morosidade reina na casa. (AG)

Espírito público
O juiz Luiz Guilherme Marques, de Juiz de Fora (MG), pediu oficialmente para não ter reajuste de salário até que a situação financeira do país “se estabilize”. Certamente muitos magistrados capixabas, com a mesma abnegação, seguirão o exemplo do colega mineiro. Certo, gente? (AG)

Sem mormo
Depois da polêmica da compra que acabou com a morte de equinos com mormo, a Polícia Militar do Estado vai renovar sua cavalaria. Quem levou a concorrência foi a empresa Licitação Consultoria, Projetos e Serviços, com valor unitário de R$ 9,2 mil, como aponta ato do Diário Oficial. Só faltou dizer quantos cavalos serão ao todo.(SD)

Transparência?
A mesma Transparência Capixaba que agora cobra moralidade do deputado que viajou com sua mulher usando possivelmente dinheiro público, nunca se manifestou sobre o episódio das viagens da primeira-dama, embora Cristina tenha feito mais de três dezenas de viagens e gastado mais de R$ 80 mil entre passagens aéreas e hospedagens. Tudo pago com o dinheiro do contribuinte.(SD)

ES, a nova China
A fumaça proveniente de queimadas era tão forte na última semana, na Grande Vitória, que até os aplicativos de tempo registraram o fenômeno. Esse alerta, a propósito, é muito comum em países com grande nível de poluição ambiental, como a China. Enquanto isso, os poderes públicos continuam omissos na resolução do problema. (AG)

Olha quem está falando
Por que o governador Paulo Hartung (PMDB) não olha o próprio umbigo antes de criticar certas coisas? Ele condenando o reajuste concedido pelo governo Michel Temer (PMDB) ao Judiciário. Hartung elevou substancialmente o orçamento do judiciário capixaba. O orçamento do MPES foi de R$ 105 milhões em 2004 para R$ 219 milhões em 2010. O do TJ, saltou de R$ 360 milhões para R$ 647 milhões. Na marcha da insensatez, Hartung é maratonista. (SD)

Em cima da hora

Mais uma vez foi em cima da hora que Hartung divulgou o ponto facultativo da próxima sexta-feira, 27 de maio. Enquanto a maioria dos gestores publica o calendário anual de feriados e pontos facultativos, Hartung tem feito sempre mistério quanto a folga dos servidores, da mesma forma tem agido quanto a pagar no último dia útil, data fixada em lei, mas que Hartung insiste em ameaçar descumprir.

Certidões disponíveis no IPAJM

Quase 500 certidões de Tempo de Contribuição (CTC) foram concluídas e estão disponíveis no Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) para serem retiradas por ex-servidores estaduais que requereram o documento. Os interessados devem comparecer à Central de Atendimento (CAT), localizada no bairro Santa Lúcia, em Vitória, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Clique aqui e confira a lista.

Novas eleições presidenciais

O Senado está realizando uma consulta pública quanto a possibilidade da realização de novas eleições presidenciais simultaneamente ao pleito municipal. Para votar, clique aqui

Segurança

Apesar do Espírito Santo figurar entre os mais violentos do país, o governo Hartung foi à Brasília reclamar do gasto com a segurança, defendendo que o governo federal assuma os gastos com segurança pública, que segundo Constituição é dever dos estados. Enquanto falta de dinheiro para saúde, segurança, educação, Hartung libera milhões à imprensa capixaba.

Todos os lados
O batalhão de choque estava tão sedento no protesto da última terça-feira, 10 de maio,  que errou vários alvos. Além de pessoas que nada tinham a ver com a história, atingiu com bala de borracha até o fotógrafo do governo do Estado, Romero Mendonça. (SD)
Cesan à venda?
Corre à boca miúda que o governo do Estado encontrou na venda da Cesan uma ótima oportunidade de garantir recursos nesses tempos de crise. Nos bastidores, dizem que o processo já está adiantado. A estratégia é incluir o Banestes na mesma jogada, mas esse plano ainda estaria empacado. (SD)