Com 59% de perdas salariais, servidores realizam Assembleia Unificada para cobrar recomposição à Casagrande

Precatório da trimestralidade é discutido em reunião com outras entidades
18 de novembro de 2021
Ato cobra recomposição salarial do Governo Casagrande. Greve não está descartada.
23 de novembro de 2021

Na próxima segunda-feira (22) às 13h30 em frente à Assembleia Legislativa os servidores públicos estarão reunidos para discutir as ações a serem encampadas para cobrar do governo Casagrande a recomposição das perdas salariais.

Desde 2012 até outubro deste ano os servidores amargam 59,49% de perdas salariais, dessas 15,98% só referente ao último governo Casagrande. Somados os 3% de alíquota previdenciária que retirou também o poder de compra dos servidores, esses valores ainda aumentam, chegando a quase 20% somente na gestão Casagrande.

Entre os pontos de pauta da Assembleia Geral Unificada, que será realizada em conjunto com demais sindicatos do funcionalismo público estadual, está a discussão sobre uma greve geral caso o governo continue a ignorar as demandas da categoria.

Apesar da Lei Complementar 173/2020 restringir qualquer recomposição em 2021, os servidores entendem que imediatamente ao virar o ano, é dever do Estado recompor as perdas salarias e cobram assim uma posição do governador Casagrande que continua calado quanto ao assunto, mesmo após várias reuniões dos sindicatos com equipe do governo e ofício em que é cobrado um posicionamento de abertura de negociação para discussão de quando e quanto o direito dos servidores será respeitado.

Os servidores também reivindicam um reajuste no auxílio-alimentação que está congelado em R$300 desde 2018, sendo o menor valor recebido comparado aos servidores dos demais poderes estaduais.

Outra demanda que será discutida é a negativa do IPAJM em aposentar os servidores que eram celetistas e passaram para o regime estatutário.

O Sindipúblicos reforça a importância dos servidores estarem presentes na Assembleia Geral Unificada para juntos estabelecerem as estratégias de luta!!!