Centrais pedem união por eleições em outubro, contra o ‘ovo da serpente’

Comissão divulga programação do VII Congresso do Sindipúblicos
20 de julho de 2022
Artigo | Servidor público – espécie em extinção?
22 de julho de 2022

Cena do filme de Ingmar Bergman: origens do nazismo

Centrais sindicais divulgaram nesta quarta-feira (20) nota em que pedem união da sociedade para garantir “eleições livres e em clima de tranquilidade” em outubro. A manifestação foi em resposta ao evento da última segunda-feira (18) protagonizado pelo presidente da República com ataques ao processo eleitoral. Para as entidades, foi um “espetáculo patético e perigoso”.

“Frente à crescente rejeição ao seu governo, que se notabilizou pela disseminação da fome, da carestia, do desemprego elevado, pela volta da inflação e dos juros elevados, pela corrupção e pelo descalabro administrativo, a possibilidade de reeleição de Bolsonaro parece cada vez mais longe”, afirmam os sindicalistas. Eles citam o clássico O Ovo da Serpente, filme dirigido pelo sueco Ingmar Berman em 1977, com David Carradine e Liv Ullmann no elenco. O longa aborda metaforicamente as origens do nazismo.

Assim, o presidente brasileiro “confirma seu perfil autoritário, violento e inconsequente, segundo as centrais. “Agora ele investe em tumultuar o processo eleitoral espelhando-se em seu ídolo, Donald Trump, que patrocinou a invasão do Capitólio dos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021, por não aceitar a derrota nas eleições de 2020”, acrescentam.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:

O espetáculo patético e perigoso patrocinado por Jair Bolsonaro, ao reunir embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada para atacar, com mentiras e fantasias, o Supremo Tribunal Federal, o Tribunal Superior Eleitoral, as urnas eletrônicas e todo o sistema eleitoral e a democracia brasileira, angariou amplo repúdio de vastos setores do povo, das mais importantes organizações da sociedade civil do país e até da comunidade internacional.

Frente à crescente rejeição ao seu governo, que se notabilizou pela disseminação da fome, da carestia, do desemprego elevado, pela volta da inflação e dos juros elevados, pela corrupção e pelo descalabro administrativo, a possibilidade de reeleição de Bolsonaro parece cada vez mais longe.

Assim como o Ovo da Serpente é metáfora da ascensão do nazismo, a reação de Bolsonaro, neste contexto, confirma seu perfil autoritário, violento e inconsequente. Agora ele investe em tumultuar o processo eleitoral espelhando-se em seu ídolo, Donald Trump, que patrocinou a invasão do Capitólio dos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021, por não aceitar a derrota nas eleições de 2020.

Os trabalhadores e trabalhadoras, representados pelas centrais sindicais que assinam a presente nota, compartilham a indignação e o repúdio às atitudes desmedidas, provocativas, golpistas e antidemocráticas do presidente Bolsonaro.

Conclamamos a sociedade civil organizada, os movimentos sociais, a juventude, o empresariado e todas as forças políticas a cerrar fileira numa ampla campanha em defesa da democracia que garanta a realização de eleições livres e em clima de tranquilidade nos dias 2 e 30 de outubro próximo.

São Paulo, 20 de julho de 2022

Sergio Nobre, Presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores)
Miguel Torres, Presidente da Força Sindical
Ricardo Patah, Presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores)
Adilson Araújo, Presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)
Oswaldo Augusto de Barros, Presidente da NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores)
Alvaro Egea, Secretário Geral da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros)

Fonte: https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2022/07/centrais-sindicais-eleicoes-livres-ovo-da-serpente-bolsonarista/

.

O Sindipúblicos conta com você. Filie-se e fortaleça a nossa luta!

.