Artigo | O X da questão

Veja como cada deputado votou no projeto que facilita o uso de agrotóxicos
26 de junho de 2018
PGR pede desarquivamento de investigação sobre caixa 2 em campanha de Ferraço
28 de junho de 2018

Por João Guilherme Vargas Netto*

Há duas linhas expressivas que atravessam toda a sociedade e se cruzam formando o X da questão.

A primeira delas, decorrente da própria confusão que estamos vivendo, é a linha da ordem e da exigência de arrumação em um ambiente que desagrada a todos.

A outra, decorrente da precariedade social e do travamento da economia, é a linha das expectativas e das reivindicações exigindo atendimento e proteção.

Cada uma delas pode ter, na arena política, um outro nome e ser apresentado pelos porta-vozes ou pré-candidatos de maneira mais ou menos incisiva e convincente.

Mas é sua intersecção que provocará uma avalanche de votos e um lugar proeminente para quem, descoberto este centro de gravidade, considerá-lo como fulcro de sua campanha.

Para o movimento sindical esta intersecção tem o nome de resistência. Resistência ao desarranjo e à insegurança provocados pela lei trabalhista celerada nas relações de trabalho e na capacidade de ação dos Sindicatos (e demais entidades) e resistência quanto às reivindicações a serem atendidas, a começar pela retomada do desenvolvimento, diminuição do desemprego e respeito aos acordos e Convenções Coletivas.

Se a agenda prioritária – unidade, resistência e emprego – for encampada pelos candidatos em resposta às demandas de segurança e de atendimento às reivindicações dos trabalhadores poderemos contribuir para a vitória daqueles mais favoráveis à democracia e ao progresso social, contra o reacionarismo de uma ordem truculenta e a demagogia de um populismo oportunista de ocasião.

* consultor sindical e membro do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).