Após três anos de Casagrande, servidores acumulam perdas de 60,17%

Rejeição | 88% dos servidores dizem não à Casagrande
11 de janeiro de 2022
Covid-19 | Sindipúblicos notifica IDAF para cumprir medidas no escritório central de Vitória
17 de janeiro de 2022

Os últimos três anos foi o período de maior perda salarial da última década para os servidores públicos estaduais. Só nos três anos do atual governo foram 21,89%* de perdas que somada às dos anos anteriores chegou a 60,17% em dezembro de 2021 após o recente anúncio da inflação do ano passado ter batido o recorde de 10,06%.

Esse valor poderia ter sido bem menor caso o governador Casagrande tivesse cumprido com sua palavra durante as ultimas eleições e realizasse a reposição das perdas acumuladas. Diferente disso, em seu primeiro ano de governo ele concedeu apenas 3,5% mas logo em seguida retirou 3% pela Reforma da Previdência.

Sendo assim, podemos dizer que o servidor que no início do governo Casagrande recebia R$2000 agora recebe R$2007, mas tem o poder de compra de apenas R$1562. Voltando à 2012, a perda do poder de compra é ainda mais grave. Para ele comprar e viver como vivia com os R$2 mil, teria que estar recebendo atualmente R$3.203. Porém continua recebendo quase o mesmo valor tendo que cortar inúmeras despesas e muitas vezes fazer até mesmo bico para sobreviver.

O Sindicato reforçará as ações de cobrança e não descarta nenhuma ação caso a categoria avalie como necessária possíveis paralisações e greves. O que não podemos aceitar é termos nossos salários cortados na prática em 60%! Mobilize! Junte-se ao Sindipúblicos e vamos unidos recuperar nossos salários!

*os valores das perdas estão calculados a inflação pelo IPCA + 3% retirados na Reforma da Previdência/ES

1 Comment

1. BOA TARDE A TODOS: SERÁ QUE O CONTROLE DO GOVERNO VOLTOU AOS TEMPOS DA MAQUINA DE CALCULA E DE ESCREVER, POIS A DEMORA E TANTA PARA FECHAMENTO DO EXERCICIO DE 2021 QUE ATÉ PARECE QUE ESTÃO FAZENDO OS CALCULOS COM AS MAQUINAS E DATILOGRAFANDO OS RELATÓRIOS COM OS EQUIPAMENTOS ACIMA CITADOS. ESTAMOS NA ERA DIGITAL POR ESTE MOTIVO QUE ESTOU HORRORIZADO COM TANTA DEMORA PARA QUE SEJA ANUNCIADO O PERCENTUAL DE REAJUSTE SALARIAL QUE MERECEMOS, QUE É A RECUPERAÇÃO DOS ÚLTIMOS ANOS DE SALÁRIOS ACHATADOS. ESTÃO TÃO ACHATADOS POIS QUANDO VAMOS AO BANCO RETIRAR A SOBRA DE TUDO QUE FOI DESCONTADO A CARTEIRA VAI SOBRAR MUITO ESPAÇO. NA SEMANA SEGUINTE O GERENTE COMEÇA A LIGAR PARA AVISAR QUE A SUA CONTA ESTA DEVEDORA POIS VOCE ESQUECEU DE DEIXAR O VALOR DO EMPRÉSTIMO AO CONSUMIDOR QUE FOI CONTRAÍDO EM MESES ANTERIORES. TALVEZ O SERVIDOR NÃO ESQUECEU E SIM SACOU O QUE TINHA , POIS EM CASO DO SERVIDOR RETIRASSE O VALOR LEMBRANDO DO REFERIDO EMPRÉSTIMO NÃO SOBRARIA DINHEIRO PARA COMPRAR UMA QUENTINHA NA ESQUINA DO BANCO.