Após denúncia do Sindipúblicos, MPF e MTE irão investigar criação de sindicatos

O ministro do Trabalho e Emprego, Ronaldo Nogueira de Oliveira, acatou denuncia do Sindipúblicos e determinou a abertura de inquérito para investigar irregularidades cometidas na concessão de registros sindicais.

Para isso, foi determinada a instauração imediata de comissão de investigação preliminar no âmbito da Secretaria de Relações de Trabalho para apurar as irregularidades na Coordenação-Geral de Registro Sindical.

O ministro ainda informa que a determinação se soma ao inquérito administrativo do Ministério Público Federal (MPF)  que também está investigando as irregularidades na criação de novos sindicatos.

O Sindipúblicos tem atuado sempre, conforme determinação aprovada no último congresso sindical, pela unicidade da categoria e lutando com todas as medidas cabíveis para evitar a criação de novos sindicatos que venham a fragilizar nossa base de atuação.

Recentemente após as nossas denúncias a Justiça do Trabalho suspendeu o registro do Sindicato dos Fiscais Estaduais Agropecuários do Espírito Santo (Sinfagres).

O Sindicato também move ação contra o Sinases (Sindicato dos Agentes Socioeducativos do ES) uma vez que há ilegalidades na criação do sindicato, e que a ampla maioria da categoria não se vê representada pelo minoritário grupo que fundou esse “sindicato”.