Servidores públicos de todo o país estão convidados à participarem de forma online das diversas atividades no Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público. Em todo o Brasil, trabalhadores realizam ações de pressão e também de diálogo com a população, a fim de pautar a defesa dos Serviços Públicos, dos direitos dos Servidores e do povo brasileiro.
A Pública, Central do Servidor, é uma das entidades que está mobilizada no Dia Nacional de Lutas em defesa do serviço púbico, contra a PEC 32 e pela Vacina já!
No momento mais grave da pandemia, enquanto se aproxima da triste marca de 300 mil vidas perdidas pela Covid-19, colapso no sistema hospitalar em vários estados, desemprego e aumento no custo de vida, o governo Bolsonaro/Guedes se aproveita da situação para tentar aprovar medidas que em nada contribuem com a recuperação da economia brasileira e geram uma piora nas condições de vida de milhões de pessoas.
No que tange ao Serviço Público, no mês de março, o Congresso aprovou a Emenda Constitucional 109 (antiga PEC 186), que institui um rigoroso ajuste fiscal e coloca um teto no auxílio emergencial, deixando de fora dessa política pelo menos 24 milhões de beneficiários da versão anterior.
Com a Emenda 109 aprovada, o governo agora prioriza a agenda de privatizações e a Reforma Administrativa (PEC 32), que visa a acabar com a estabilidade no serviço público, desmontar as carreiras do funcionalismo e institucionalizar o apadrinhamento e a corrupção na máquina pública.
Justificando a necessidade do auxílio-emergencial, o Congresso, à mando do Governo, ainda aprovou várias restrições danosas aos serviços públicos, como o congelamento salarial dos servidores que já estão, como os do Espírito Santo, com seus salários defasados chegando à mais de 30% de perdas salariais.
Pressão popular
Para barrar a PEC 32, é necessária uma pressão ainda maior do que a que foi feita na tramitação da PEC Emergencial. Por isto, o Sindipúblicos conclama os servidores estaduais a participaram de ações contra o desmonte do Serviço Público.
Uma das ações possíveis é pressionar os parlamentares, acessando a lista de contatos divulgada no portal “Não à PEC 32″. É possível também acessar a enquete aberta pela Câmara dos Deputados e votar contra PEC 32.
No dia 24, além disso, a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, realizará um twittaço contra a Reforma Administrativa. Entidades também estão organizando lives para discutir o tema.
Durante todo dia iremos atualizar nossas redes sociais com o link das atividades realizadas. Participe!